Suplementação no tratamento da SOP - Estudos de 2019

Polycystic_Ovaries.jpg

A síndrome do ovário policístico (SOP) é uma doença multifatorial que afeta vários órgãos endócrinos e associa-se a alterações no ciclo menstrual, aumento de pelos (hirsutismo), inflamação, estresse oxidativo. Aumenta o risco de infertilidade, diabetes e doenças cardiovasculares nas mulheres.

Assim, várias estratégias nutricionais estão sendo estudadas para tentar melhorar esses sintomas e a própria SOP em si. Vários estudos investigam o papel isolado da carnitina e do cromo na SOP. Em publicação de 2019, descreve-se a suplementação de 1000 mg de L-carnitina + 200 mcg de cromo versus placebo por 12 semanas, em 54 mulheres com SOP. Após esse período, as mulheres que receberam a cromo + carnitina apresentaram melhorias no humor, nos parâmetros hormonais, no hirsutismo, assim como redução dos marcadores inflamatórios e de estresse oxidativo (Jamilian et al., 2019).

Mas suplementos não costumam funcionar tão bem isoladamente. Pior isto, continua valendo a alimentação antiinflamatória e a melhoria da microbiota intestinal. Outro estudo comparou 4 estratégias nutricionais em mulheres com SOP:

1) suco de romã + simbiótico;

2) suco de romã;

3) bebida simbiótica (bactérias boas + fibras);

4) suco controle.

O simbiótico utilizado no estudo: 3 cepas de bactérias probióticas com 108 UFC/mL e 20 g da fibra prebiótica inulina/L. Cada grupo ingeriu 2 litros da bebida por semana, durante 8 semanas. Após esse período, os autores analisaram os efeitos das bebidas em vários parâmetros relacionados com a SOP. O grupo que associou suco de romã ao simbiótico e o grupo que ingeriu a bebida simbiótica tiveram maiores melhorias na resistência à insulina, maior redução do do peso e da circunferência da cintura (Esmaeilinezhad et al., 2019).

Outras estratégias não farmacológicas vêm sendo estudadas, com destaque para atividade física, alimentação (em especial melhorando a qualidade dos carboidratos da dieta), e outros suplementos (como mioinositol, N-acetil-cisteína, vitamina D, ômega-3, etc), além de intervenção comportamental e controle do estresse com yoga.

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags ,