Estresse oxidativo em crianças com síndrome de Down

Causas do estresse oxidativo. Adaptação de: http://www.barrekailua.com/

Causas do estresse oxidativo. Adaptação de: http://www.barrekailua.com/

O estresse oxidativo (desequilíbrio entre a produção de radicais livres e a disponibilidade de antioxidantes) desempenha um papel importante nos processos degenerativos no cérebro de pessoas com síndrome de Down (SD). A coenzima Q10 vem sido estudada por seu possível papel no reparo enzimático e também na regulação da expressão de genes. Crianças com SD apresentam redução significativa nos níveis de coenzima Q10 e aumento da inflamação (Zaki et al., 2016). 

Estudos com indivíduos típicos mostram que a suplementação de Q10 reduz o dano oxidativo após exercício físico (Pala et al., 2016), em pacientes com doença de Parkinson (Seet et al., 2014) e Alzheimer (Azza et al., 2016). Estudos de larga escala específicos com pessoas com Síndrome de Down ainda fazem-se necessários.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/