UM DOS ASPECTOS É O CONTROLE DA INFLAMAÇÃO
O ganho de peso conduz o corpo à inflamação e esta prejudica a perda de peso, em um ciclo vicioso. Este é o resultado de pesquisa da Universidade de Navarra conduzida por Estíbaliz Goyenechea Soto.
O mesmo examina como a genética dos pacientes obesos impede a perda de peso durante os programas de perda de peso e sua influência na manutenção a longo prazo do peso perdido. Os primeiros resultados mostram que alguns indivíduos com excesso de peso mutaram ou alteraram genes que fazem a perda de peso ser difícil ou fazem o ganho de peso ser muito fácil. Estas modificações genéticas são mais comuns em indivíduos cujos níveis de inflamação sanguínea são mais altos. O problema que a inflamação, associada ao ganho de peso e a fatores ambientais como dieta inadequada e inatividade física aumenta também o risco de outras doenças como diabetes, hipercolesterolemia e hipertensão, as quais aumentam o risco cardiovascular. A pesquisa continua no sentido de entender estas alterações genéticas afim de desenhar dietas cada vez mais personalizadas.
Outras estratégias importantes para o combate à inflamação:
uso de condimentos e dieta antiinflamatória baseada em plantas;
beber pouco e não fumar;
exercícios respiratórios (aprenda no curso “tudo sobre yoga”)
redução do estresse oxidativo;
redução do consumo de açúcar e alimentos com alto índice glicêmico;
eliminação das gorduras hidrogenadas da dieta;
consumo adequado de ômega-3:
suplementação adequada de micronutrientes, aminoácidos e fitoquímicos com ações específicas no cérebro. Muitos deles possuem efeitos neuroprotetores incluindo: Allium sativum, Bacopa monnierae, Centella asiatica, Withania somnifera, Salvia officinalis, Ginkgo biloba, Huperiza serrata, Angelica sinensis, Uncaria tomentosa, Hypericum perforatum, Curcuma longa, Crocus sativus, Valeriana wallichii, Glycyrrhiza glabra, Scutellaria baicalensis, Angelica pubescens, Morus alba, Salvia miltiorrhiza, Uncaria rhynchophylla (Kumar e Khanum, 2012). Aprenda mais no curso psiconutrição!