Neuroinflamação aumenta o risco de desordens neurológicas

O cérebro produz muitas substâncias que proporcionam seu reparo, plasticidade, reorganização e proteção. Porém, quando os processos inflamatórios são crônicos e exagerados, o risco de muitos problemas que afetam o sistema nervoso central (SNC) - como o acidente vascular cerebral (AVC ou derrame), doença de Alzheimer (DA), enxaqueca e epilepsia - aumenta muito.

A resposta imune no SNC envolve elementos locais e elementos que são transportados da periferia. O sistema imunológico local do SNC é composto principalmente de células gliais, que tanto induzem, quanto controlam a inflamação.

Contudo, muitos distúrbios imunológicos no SNC têm sua causa e origem fora do cérebro. Células imunes e citocinas são transportados da periferia, através da barreira hematoencefálica para o cérebro. Este transporte é altamente regulado, porém a inflamação faz com que linfócitos inflamatórios cheguem ao cérebro. Também importante na inflamação no cérebro é o sistema linfático, que permite a drenagem de partículas e produtos inflamatórios.

Na esclerose múltipla, a inflamação começa no sistema nervoso. A dieta antiinflamatória é muito importante. Além disso, converse com um neurologista pois drogas imunossupressoras podem ser necessárias. Em pacientes com doença altamente ativa e resistente a terapias imunossupressoras, a manipulação do sistema imunológico via terapia com células-tronco está emergindo como um procedimento seguro e eficaz.

Após um incidente neurológico agudo, traumático ou não traumático, os marcadores de inflamação aumentam no cérebro e sistemicamente em minutos; segue uma cascata de eventos imunológicos. Esse processo pode ser prejudicial, mas também pode promover reparos. Da mesma forma, nos distúrbios crônicos do cérebro e do sistema nervoso, como lúpus, encefalopatia de Hashimoto, coreia de Sydenham, doença de Behçhet, epilepsia, encefalite de Rasmussen e encefalite límbica o melhor tratamento varia de paciente para paciente.

Os processos neuroinflamatórios também são relevantes para o AVC, causado principalmente por isquemia cerebral resultante de comprometimento microvascular, patologia da artéria extracraniana ou tromboembolismo de origem cardíaca. Por isso, é incrível que hospitais ainda ofereçam aos pacientes dietas tão ruins cheias de alimentos inflamatórios (como leite, gelatina, pão…).

A enxaqueca crônica também parece ter como causa principal a neuroinflamação neurogênica. Ataques repetidos de enxaqueca ativam proteínas cinases nos neurônios e glia, levando a um aumento da produção de citocinas. Finalmente, distúrbios neurodegenerativos, incluindo DA, doença de Parkinson e esclerose lateral amiotrófica, envolvem o sistema imunológico, principalmente a microglia. Os tratamentos imunoativos são responsáveis por alguns dos principais avanços recentes em neurologia. A escolha da droga mais adequada para redução da neuroinflamação em cada doença tem sido tema de muitos estudos e congressos.

Nutrição para um cérebro saudável

  • uso de condimentos e fitoquímicos com ações específicas no cérebro. Muitos deles possuem efeitos neuroprotetores incluindo: Allium sativum, Bacopa monnierae, Centella asiatica, Celastrus paniculatus, Nicotiana tabaccum, Withania somnifera, Ricinus communis, Salvia officinalis, Ginkgo biloba, Huperiza serrata, Angelica sinensis, Uncaria tomentosa, Hypericum perforatum, Physostigma venosum, Acorus calmus, Curcuma longa, Terminalia chebula, Crocus sativus, Enhydra fluctuans, Valeriana wallichii, Glycyrrhiza glabra, Ledebouriella divaricata, Scutellaria baicalensis, Angelica pubescens, Morus alba, Salvia miltiorrhiza, Uncaria rhynchophylla, e Ligusticum chuanxiong (Kumar e Khanum, 2012);

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags