A perimenopausa é um período que pode durar alguns anos (não tem duração definida) e que antecede a menopausa. Representa uma transição entre a vida reprodutiva e a vida não reprodutiva da mulher. Neste período ocorrem muitas flutuações hormonais, com queda de estradiol e progesterona e aumento do FSH.
Aqueles sintomas clássicos, como os famosos “calorões", são mais comuns na perimenopausa e, infelizmente, a medicina convencional não oferece muito para o alívio da mulher. O que realmente traz bem-estar é a adoção de hábitos saudáveis, como atividade física regular, meditação, alimentação balanceada, correção de deficiências nutricionais, repouso e uma vida leve, cheia de gargalhadas.
Um nutricionista será capaz de analisar sua dieta e recomendar suplementos importantes, dentre eles:
Magnésio e Taurina: juntos estimulam a produção de GABA, neurotransmissor calmante, que compensará parcialmente a queda da progesterona, principalmente após os 40 anos. O GABA relaxa e ajuda a melhorar o sono, o humor e reduzir as ondas de calor. Magnésio (cerca de 300mg) com taurina (cerca de 3.000mg) costumam ter bons efeitos. Consulte um nutricionista para avaliação da melhor forma de administração e período recomendado. O profissional também investigará a necessidade de suplementação de vitamina B6 (cerca de 50mg) para potencializar a produção de GABA.
Exames de sangue são fundamentais. Com eles seu ginecologista poderá avaliar a necessidade de um creme com progesterona (natural/bioidêntica/micronizada). Além do creme, capriche no consumo de açgabaafrão. Esta raiz com propriedades antiinflamatórias e que, de quebra, contribui para o aumento da progesterona. Também pode ser administrado em cápsulas. Amanhã farei um post sobre a importância da progesterona na vida da mulher.
Lembrete: nem hormônios nem suplementos devem ser tomados continuamente. Consulte sempre profissionais habilitados! Para mais informações sobre o tema, clique na imagem abaixo.