Depois dos 40 seu desejo por comida aumentou? A fome e o desejo na mulher na perimenopausa e menopausa

Você sabe que não está com fome pois acabou de almoçar. Mas quer um doce. E depois algo salgado. E depois outro doce. Desequilíbrios hormonais (sejam da insulina, sejam da tireóide, sejam hormônios sexuais) aumentam os desejos por comida. Um muito comum é o desejo por chocolate.

O cérebro e o sistema nervoso requerem um suprimento constante de bons nutrientes para funcionar normalmente, mas nossas vidas estressantes e os desequilíbrios hormonais mudam tudo. Pulamos uma refeição, na outra comemos correndo. Fazemos uma almoço saudável mais o jantar acaba mal. Com rotinas pouco saudáveis os níveis de açúcar no sangue ficam sempre desregulados, gerando ânsia por carboidratos (podem ser pães, chocolates, pizzas, sorvete, batatas fritas, biscoitos, refrigerantes…).

Só que estes alimentos geram apenas satisfação e bem-estar momentâneos. Rapidamente as taxas de açúcar desequlibram-se novamente e surge, de novo, o desejo por mais alimentos. Para quebrar o ciclo, a rotina toda precisa mudar.

Plano de ação para vencer a compulsão alimentar

Para controlar os desejos, você precisa garantir que não faltam nutrientes adequados em seu corpo. Dietas monótonas geram carências nutricionais. As mais comuns são de magnésio, ômega-3, cromo, ferro e vitaminas do complexo B. Algumas estratégias importantes para sair da compulsão:

• Consumir alimentos nutritivos e ricos em proteínas - pouco, mas frequentemente.

• Fazer 3 refeições nutritivas, frescos e caseiros ao dia.

• Não beliscar entre as refeições.

• Não tenha guloseimas em casa.

• Não consuma açúcar e alimentos feitos de farinhas brancas.

• Evite as bebidas alcólicas, sucos e refrigerantes. Hidrate-se com água.

Marque uma consulta para corrigir carências nutricionais. Um exame nutrigenético é muito útil.

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags