Nutrição para redução dos fogachos na menopausa

A menopausa é um processo biológico natural e perfeitamente normal. Uma de suas características é a queda brusca nos níveis de estradiol, o que pode gerar sintomas como alterações bruscas de humor, maior incidência de infecção urinária, insônia, cansaço excessivo, ondas de calor (os famosos “fogachos”).

Outro fator que gera aquecimento é a queda da serotonina, pois este neurotransmissor também é importante para a regulação da temperatura. Se a serotonina cai há maior dificuldade de eliminação do calor e o desconforto instala-se. A mulher acorda de madrugada pegando fogo e encharcada.

Algumas mulheres precisarão realiza a reposição hormonal, prescrita e acompanhada por um médico especialista na área. Além disso, devem melhorar a alimentação para que nutrientes suficientes para a regulação hormonal, produção de neurotransmissores e preservação da saúde geral estejam presentes.

Para aumentar serotonina não podem faltar proteína, especialmente aquelas ricas no aminoácido triptofano (queijo, peru, frango, peixes, nozes, amendoim, castanha do pará, castanha de caju).

Micronutrientes como ferro, magnésio, cálcio, vitamina C, ácido fólico e zinco também são muito importantes para otimizar a produção de serotonina, neurotransmissor que também ajuda a regular sono e humor. Assim, uma dieta saudável, variada, colorida é importante. Se houverem deficiências suplementos podem ser utilizados. Se precisar de ajuda marque uma consulta aqui.

Muitas mulheres optam por não fazer a reposição hormonal. Uma opção é o consumo de alimentos ou uso de suplementos contendo isoflavonas. Uma análise de 10 estudos de 2015 descobriu que as isoflavonas vegetais da soja e de outras fontes reduziram as ondas de calor em 11% (Chen, & Liu, 2015).

Outro ponto para a redução dos fogachos é o aumento da produção de óxido nítrico. O estrogênio aumenta o óxido nítrico, um vasodilatador basal. Ou seja, mais estrogênio significa mais vasodilatação e melhor controle da temperatura e da pressão arterial. A queda de estrogênio leva a mais vasoconstrição, aumento da pressão e dos fogachos. Para proteger o coração e regular a temperatura aposte em alimentos ricos em nitratos, como beterraba e melancia. O nitrato vai estimular naturalmente a produção de óxido nítrico, trazendo alívio e bem-estar.

Aprenda a fazer esse suco maravilhoso rico em nitratos:

Com o aumento da temperatura e redução dos hormônios muitas mulheres queixam de ressecamento da pele e maior flacidez. Para melhorar a qualidade da pele podemos pensar no uso de óleo de borragem, prímula e antioxidantes provenientes de frutas cítricas e do delicioso cacau.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags