Terapia ayurvédica para mulheres na menopausa

Do que você lembra quando pensa em menopausa? A maioria das pessoas lembra de ondas de calor. Contudo, outras questões podem acompanhar a menopausa como ganho de gordura na região abdominal, desconfortos sexuais, aumento do risco de doença cardíaca, diabetes e hipotireoidismo.

womenchatting-1024x682.jpg

Cuidar da saúde nesta altura da vida é muito importante e engloba um maior carinho com o corpo, com a mente e com as emoções. O Ayurveda é uma ciência antiga que olha para o corpo como um todo. Promove o equilíbrio por meio do reencontro com a própria essência e por meio de técnicas que reduzem o estresse, minimizam o agravamento de Vata, para que a mulher possa usufruir de sua vida com sabedoria.

A cessação dos períodos férteis permite que a mulher possa agora focar sua energia em outros aspectos importantes da vida e não relacionados à procriação da espécie. Mas para viajar, continuar aprendendo, curtir as amigas e a família, participar ativamente da vida da comunidade, a mulher precisa estar bem. Como a menopausa é marcada por mudanças no corpo, nas emoções, na mente, no espírito, o estilo de vida precisa ser adaptado.

De acordo com o Ayurveda, a infância é governada pelo dosha Kapha, idade adulta é pelas qualidades de produtividade de Pitta, enquanto fases mais avançadas da vida são governadas pelo dosha Vata (aprenda mais sobre os doshas aqui). O dosha Vata começa a acumular-se entre os trinta e quarenta anos. O corpo ainda é ativamente produtivo, mas Vata começa a infiltrar-se gerando alterações nos níveis de energia.

O momento da cessação do período fértil depende da genética, do estilo de vida, dos hábitos e dos comportamentos. Para algumas mulheres é um fenômeno silencioso, mas outras relatam maior instabilidade emocional, distúrbios do sono, dores de cabeça, palpitações cardíacas, problemas ósseos e depressão. 

Na medida em que o Vata aumenta os outros doshas podem também sofrer desequilíbrios. Os sintomas do aumento do kapha estão associados a ganho de peso, sensação de peso mental e físico assim como a um aumento na retenção de líquidos. Nas mulheres de constituição pitta há um aumento da irritabilidade, e ondas de calor frequentes. Para mulheres na pré-menopausa, plantas como Dioscorea villosa (inhame selvagem) ou shatavari podem ser usadas para combater as ondas de calor. O Aspargo racemosus tem sido tradicionalmente usado pelas suas propriedades afrodisíacas. Tanto na perimenopausa quanto na menopausa, envolver-se em um programa de exercícios ou praticar yoga é muito benéfico, melhorando o humor, a digestão, a flexibilidade, o sono e o condicionamento físico, além de elevar a autoestima e contribuir para melhores relacionamentos.

Trabalhar a autoestima é fundamental também para a vida sexual. O tempo muda o corpo e a vergonha sobre rugas, flacidez ou aumento do peso pode desencorajar o sexo. A auto-imagem negativa pode estar enraizada em outras questões que não envolvem a aparência, como retrocessos na carreira, aposentadoria, depressão, que podem minar o desejo. Aprenda a desviar o foco para seus pontos fortes, seus olhos, seu sorriso, sua personalidade, sua risada contagiante.

Tire o foco da aparência e coloque sua atenção na experiência de dar e receber prazer durante o sexo. Isso pode ajudá-lo a encontrar a confiança para se entregar à experiência. O sexo ótimo é muitas vezes o resultado de uma conexão emocional profunda - algo que não é garantido nem para quem tem o corpo perfeito. A expectativa da população tende a aumentar. Você ainda terá uma segunda vida após a menopausa. Cuide-se. Uma dica de ouro é aprender a meditar. A prática de forma consistente alivia o estresse e a ansiedade, reduz suores e calorões, além de ajudar no tratamento da depressão.

Aprenda mais nos cursos sugeridos:

Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags