Ashwagandha, por exemplo, é um dos adaptógenos mais populares no oriente e no ocidente. Ele tem a capacidade de regular o cortisol, o hormônio do estresse. Ao estabilizar a resposta do seu corpo ao estresse, ashwagandha pode reduzir a ansiedade e a depressão. O Ayurveda tem nos adaptógenos uma importante ferramenta. Contudo, o mais importante para uma mente saudável de acordo com este sistema de medicina são estas três dicas da psicoterapia ayurvédica para a saúde da mente:
PSICOTERAPIA AYURVÉDICA PARA UMA MENTE MAIS SAUDÁVEL
No Ashtanga Hridaya, o terceiro maior tratado de Ayurveda, escrito por Vagbhata por volta do século 7 (500 DC), descreve no capítulo 1 os dois doshas da mente. Dosha é aquilo que gera desequilíbrio. No corpo físico são Vata, Pitta e Kapha. No corpo mental são rajas e tamas. Os doshas se desequilibram no corpo ou na mente tanto por causas internas, quanto por causas externas. Além disso doshas do corpo interferem nos doshas da mente e vice-versa.
Rajas significa atividade, energia, movimento. Em excesso gera ansiedade. Tamas é o oposto. É um princípio de inatividade, lentidão, passividade, inércia. Está mais ativo à noite, para que consigamos dormir. Contudo, tamas em excesso gera depressão.
Existem três dicas do Ayurveda para manter rajas e tamas em equilíbrio:
DHI - discernimento. Você consegue separar o bom do ruim? Escolhe o que é bom para sua mente? Toma decisões adequadas? Conhece sua constituição? Faz seu auto estudo?
DHAIRYA - paciência e coragem. Mudar o estilo de vida leva tempo e exige coragem. Quem quer emagrecer precisa de paciência pois os quilos não se acumularam de uma hora para outra e não sumirão de uma hora para outra. Exige coragem de tomar diferentes decisões, acordar mais cedo para meditar, fazer yoga, ir para a academia. E isso acontece em todas as esferas da vida.
ATMA VIJNANA - autoconhecimento em quatro áreas: (1) atma (quem você é), satva (mente), indriya (órgãos dos sentidos), sharira (corpo físico). O Charaka Samhita, o mais importante compêndio de medicina ayurvédica, define vida como “sharira indriya satva atma samyoga”, a união do corpo, dos sentidos, da mente e “atma”, seu eu verdadeiro. Sem autoconhecimento é difícil ter uma mente saudável pois ao invés de seguir seu dharma você seguirá a cabeça dos outros, as tendências, as modas.