MUDANÇAS DE HUMOR, NUTRIÇÃO & AYURVEDA

Tem horas em que estamos mais serenos, outras em que estamos mais ansiosos ou irritadiços. O problema é quando estas variações são muito extremas, interferindo em nosso bem-estar e nos nossos relacionamentos. O humor depende dos pensamentos que alimentamos e falo um pouco sobre isso neste vídeo:

O humor depende também de nutrientes

Produzimos neurotransmissores que afetam nosso humor a partir de nutrientes como vitamina D, ácidos graxos ômega-3, vitamina C, selênio, zinco, ferro, iodo, vitaminas do complexo B e aminoácidos. Se temos uma dieta desbalanceada, com pouca variedade de alimentos saudáveis, podemos desenvolver carências nutricionais que afetam nosso humor. Se suplementamos mas temos problemas intestinais que impedem a absorção adequada dos nutrientes o problema se mantém. Pessoas que seguem uma dieta industrializada, cheia de alimentos ultraprocessados, inflamatórios também tendem a ter mais variações negativas no humor.

bf-1080x1080.png

Adaptógenos para melhoria do humor

Os adaptógenos são uma forma natural e eficaz de reduzir a ansiedade e a depressão. O adaptógeno é uma planta não tóxica, comercializada como suplemento, chá ou alimento e que tem a finalidade de ajudar o corpo a resistir a estressores de todos os tipos, sejam eles físicos, químicos ou biológicos.

O alívio do estresse ocorre pela inibição de vias metabólicas relacionadas ao estresse oxidativo. Com isso há melhor resposta do sistema imune inato, maiores efeitos ansiolíticos e antidepressivos e melhoria da função cognitiva (Panossian, 2017). Muitas plantas são citadas na literatura como adaptógenas (Panossian, 2013), como rhodiola, ginseng asiático (Panax ginseng), ashwagandha, cordyceps, astrágalo e manjericão sagrado. Essas ervas e raízes têm sido usadas há séculos nas tradições de cura chinesa e ayurvédica. Agora, o ocidente também passa a interessar-se por pesquisas na área.

Ashwagandha, por exemplo, é um dos adaptógenos mais populares no oriente e no ocidente. Ele tem a capacidade de regular o cortisol, o hormônio do estresse. Ao estabilizar a resposta do seu corpo ao estresse, ashwagandha pode reduzir a ansiedade e a depressão. O Ayurveda tem nos adaptógenos uma importante ferramenta. Contudo, o mais importante para uma mente saudável de acordo com este sistema de medicina são estas três dicas da psicoterapia ayurvédica para a saúde da mente:

PSICOTERAPIA AYURVÉDICA PARA UMA MENTE MAIS SAUDÁVEL

No Ashtanga Hridaya, o terceiro maior tratado de Ayurveda, escrito por Vagbhata por volta do século 7 (500 DC), descreve no capítulo 1 os dois doshas da mente. Dosha é aquilo que gera desequilíbrio. No corpo físico são Vata, Pitta e Kapha. No corpo mental são rajas e tamas. Os doshas se desequilibram no corpo ou na mente tanto por causas internas, quanto por causas externas. Além disso doshas do corpo interferem nos doshas da mente e vice-versa.

Rajas significa atividade, energia, movimento. Em excesso gera ansiedade. Tamas é o oposto. É um princípio de inatividade, lentidão, passividade, inércia. Está mais ativo à noite, para que consigamos dormir. Contudo, tamas em excesso gera depressão.

Existem três dicas do Ayurveda para manter rajas e tamas em equilíbrio:

  • DHI - discernimento. Você consegue separar o bom do ruim? Escolhe o que é bom para sua mente? Toma decisões adequadas? Conhece sua constituição? Faz seu auto estudo?

  • DHAIRYA - paciência e coragem. Mudar o estilo de vida leva tempo e exige coragem. Quem quer emagrecer precisa de paciência pois os quilos não se acumularam de uma hora para outra e não sumirão de uma hora para outra. Exige coragem de tomar diferentes decisões, acordar mais cedo para meditar, fazer yoga, ir para a academia. E isso acontece em todas as esferas da vida.

  • ATMA VIJNANA - autoconhecimento em quatro áreas: (1) atma (quem você é), satva (mente), indriya (órgãos dos sentidos), sharira (corpo físico). O Charaka Samhita, o mais importante compêndio de medicina ayurvédica, define vida como “sharira indriya satva atma samyoga”, a união do corpo, dos sentidos, da mente e “atma”, seu eu verdadeiro. Sem autoconhecimento é difícil ter uma mente saudável pois ao invés de seguir seu dharma você seguirá a cabeça dos outros, as tendências, as modas.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/