Chocolate amargo faz bem ao fígado?

De acordo com pesquisa apresentada no encontro anual da associação européia para o estudo do fígado, em Viena (Áustria), a resposta é sim! Segundo os pesquisadores o chocolate amargo contém substâncias que diminuem o dano causado às veias do fígado de pacientes cirróticos, diminuindo a hipertensão portal. Já o chocolate branco não mostrou qualquer benefício, devido à ausência de fitoquímicos, como flavonóis, flavonóides e teobromina.

TABELA DE FLAVONÓIDES

De Gottardi A. et al, Dark Chocolate attenuates the post-prandial increase in HVPG in patients with cirrhosis and portal hypertension. Abstract presented at The International Liver CongressTM 2010.

O chocolate 🍫 é feito do cacau (Theobroma cacao), iguaria rica em antioxidantes, magnésio e ferro. Quanto mais escuro o chocolate, maior a quantidade de cacau e melhor o teor de nutrientes interessantes para a nossa saúde. Eu adoro, e você? E será que combina com seu Dosha?

→ VATA: deve comer pouco e escolher o chocolate com adoçantes naturais. O cacau tem os aspectos leve e seco que ampliam a luz e a secura de vata, desequilibrando por excesso. A cafeína do chocolate pode gerar nervosismo e ansiedade.

→ PITTA: adicionar cardamomo ao chocolate para dar uma apaziguada, pois as qualidades aquecedoras e estimulantes do cacau lançam mais calor ao fogo de Pitta, que já tem tendência  à azia, acne e irritabilidade.

→ KAPHA: para este dosha a notícia é melhor, pois as qualidades amargas e quentes são opostas às pesadas e frias de kapha. O importante é comer de forma equilibrada, um pouco de chocolate amargo uma ou duas vezes por semana.

CURSOS EM DESTAQUE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/