Estratégias para melhorar a sustentação da pele

São nove as características atualmente conhecidas que aceleram o envelhecimento de todas as células e órgãos:

  1. instabilidade genômica;

  2. desgaste dos telômeros;

  3. alterações epigenéticas;

  4. disfunção mitocondrial;

  5. detecção desregulada de nutrientes;

  6. perda de proteostase;

  7. senescência celular;

  8. exaustão de células-tronco;

  9. comunicação intercelular alterada

Estas alterações fazem o cabelo ficar branco, a pele enrugada e são alterações também observadas nas principais doenças neurodegenerativas (Alzheimer, esclerose lateral amiotrófica, ataxias, doença de Huntington, doença de Parkinson).

A sua alimentação joga a favor das suas células? Se quer coração, cérebro e pele protegidos não adianta gastar com suplemento mas fumar. Comprar creminhos caros, mas se entupir de açúcar. Além de fatores genéticos e cronológicos, o envelhecimento está relacionado à alimentação e estilo de vida desregrados.

Excesso de açúcar, frituras e alimentos industrializados, provocam um efeito conhecido como glicação. A glicação é um fator de risco para várias doenças, como diabetes, doenças cardiovasculares, Alzheimer (Clarke et al., 2016). Se a sua preocupação é puramente estética fique sabendo que a glicação gera radicais livres que destróem as fibras de colágeno e aumentam a flacidez e as rugas.

A constante exposição à radiação solar também aumenta a produção de radicais livres e provoca o envelhecimento precoce, deixando a pele com manchas e marcas mais profundas. Álcool, cigarro, estresse e poluição também colaboram.

5 estratégias para melhorar a qualidade da pele

Quer uma pele mais bonita, hidratada, firme e com menos rugas? Siga estes 5 conselhos:

1) Consuma colágeno - o colágeno estimula fornece aminoácidos que estimulam receptores de fibroblastos, células que sintetizam proteínas de sustentação ( colágeno e elastina). O colágeno também aumentar a produção de ácido hialurônico, fundamental para a hidratação a pele. Mas os colágenos não são todos iguais e explico sobre isto neste vídeo:

2) Faça musculação para redução da flacidez da pele do corpo. Um estudo avaliou os efeitos do exercício de resistência (3 dias/semana) combinado com a suplementação de 15g de peptídeos de colágeno. Após 12 semanas, mulheres na pré-menopausa aumentaram a massa magra, melhoraram a composição corporal, ganharam força, em relação a mulheres que malharam mas não tomaram o suplemento de colágeno (Jendricke et al., 2019). O combinação também melhorar a densidade mineral óssea (König et al., 2018).

3) Aumente o consumo de água -  a pele hidratada não só fica mais macia e bonita, mas também mais protegida contra as agressões externas do dia a dia.

4) Aumente o consumo de antioxidantes - radicais livres (RL) desestabilizam as membranas de células, danificam mitocôndrias e o próprio material genético (DNA), acelerando o envelhecimento e aumentando o risco de mais de 40 doenças, incluindo o câncer de pele. Também deixam a pele mais flácida. Por isso, capriche no consumo de antioxidantes que neutralizam RL. Alimentos ricos em vitamina A, carotenóides, vitamina C, vitamina E e selênio são fundamentais.

5) Evite a glicação - Os sinais de envelhecimento da pele são resultado da diminuição e desestruturação do colágeno, das fibras elásticas e do ácido hialurônico. Este processo é acelerado pela glicação: uma reação não enzimática entre proteínas, gorduras e açúcares (glicose e frutose). Neste processo são formados AGEs (produtos finais da glicação avançada) que degradam o colágeno e a elastina. Saiba mais:

O colágeno pode ser combinado com outros suplementos

As dosagens variam de pessoa para pessoa, dependem da fase da vida, da quantidade de exercício realizada, dos sintomas, da presença de outras carências. Exemplo de dosagens de suplementos para quem vai manipular em farmácia:

  • Peptídeos ativos de colágeno (peptan ou verisol): 2,5g

  • Biotina – 1 mg

  • Zinco – 15 mg

  • Selênio – 100 mcg

  • Ácido ortosilícico estabilizado em colina – 10 mg

Se for comprar um colágeno pronto busque uma marca que contenha ingredientes como vitamina C, biotina, silício, que seja livre de corantes e conservantes e que tenha uma dose mínima de 2,5g ao dia. Exemplos de marcas:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/