Benefícios do resveratrol e forma de melhor absorção

O resveratrol é um estilbeno natural dotado de múltiplos efeitos promotores da saúde. É produzido por certas plantas, incluindo várias fontes alimentares, como uvas, maçãs, framboesas, mirtilos, ameixas, amendoins e produtos derivados (por exemplo, vinho).

O resveratrol tem recebido atenção mundial por seus efeitos benéficos em doenças cardiovasculares, inflamatórias, neurodegenerativas, metabólicas e relacionadas à idade.

Marques, Markus, & Morris, 2009

O resveratrol tem efeitos positivos no metabolismo e pode aumentar o tempo de vida de vários organismos. Seus efeitos decorrem de sua capacidade de interagir com múltiplos alvos moleculares envolvidos em diversas vias intracelulares. A mais conhecida é a capacidade do resveratrol de ativar as sirtuínas, uma classe de desacetilases dependentes de NAD(+) que afetam múltiplos fatores de transcrição e outros alvos proteicos.

Muitos alimentos são fontes de resveratrol como uvas roxas, vinho, mirtilo, amendoim, chocolate, chá Itadori (Polygonum cuspidatum).

QUANTO CONSUMIR PARA ATINGIR 1G DE RESVERATROL?

Apesar dos alimentos citados conterem resveratrol, estudos mostram que a quantidade de resveratol na dieta, como estratégia antienvelhecimento precisaria ser de pelo menos 1.000 mg ao dia (1g). Para atingir esta quantidade precisaríamos consumir mais de 700 Kg de uvas roxas.

Uma opção seria utilizar suplementos contendo resveratrol, trans-resveratrol ou pterostilbeno. Outro suplemento que também ativa sirtuínas é o NMN. E uma estratégia gratuita para garantir o mesmo benefícil seria a restrição calórica.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/