Avaliação do Homa-IR

O HOMA-IR informa quanta insulina seu corpo precisa para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. Este teste foi desenvolvido para medir a resistência à insulina, um estágio antes do diabetes tipo 2 que aumenta o risco de muitas doenças crônicas.

Por que saber o HOMA-IR é importante?

Seus níveis de açúcar no sangue (glicose) podem estar normais, mas se os seus níveis de insulina estiverem altos, o seu corpo provavelmente está lutando para manter os níveis de açúcar no sangue em equilíbrio.

Quando as células não respondem mais à insulina, o corpo precisa liberar mais insulina para controlar os níveis de açúcar no sangue. Esta condição é chamada de “resistência à insulina”.

A insulina é o hormônio que o pâncreas libera depois que você come e sinaliza uma abundância de energia no corpo. A insulina reduz o açúcar no sangue, aumentando a sua absorção e armazenamento nos tecidos. Os músculos absorvem 60-70%, o fígado cerca de 30% e o tecido adiposo cerca de 10% do açúcar do sangue.

O que é HOMA-IR?

HOMA-IR (Avaliação do Modelo Homeostático de Resistência à Insulina) informa a você e ao seu médico quanta insulina seu pâncreas precisa produzir para controlar seus níveis de açúcar no sangue.

O HOMA-IR foi desenvolvido nos anos 80 e é uma medida indireta: é calculado a partir dos níveis de glicose e insulina em jejum. Outras medidas indiretas recentemente desenvolvidas de resistência à insulina incluem HOMA2, QUICKI e a relação triglicérides/HDL.

Calcule seu Homa-IR

A medição direta da resistência à insulina é impraticável, complicada e os médicos raramente a utilizam. O método é chamado de clamp de glicose hiperinsulinêmico-euglicêmico, mais utilizado em pesquisas. Portanto, o que fazemos é estimar a resistência insulínica com o Homa-IR. Para tanto, você precisará saber sua insulina plasmática e seus níveis de glicose, medidos no sangue após um jejum noturno. A fórmula matemática para o cálculo do  HOMA-IR é (mas você pode usar a calculadora abaixo para facilitar):

Glicose (mg/dl) x Insulina mIU/L // (dividido por) 405

Calculadora HOMA-IR

Calculadora HOMA-IR

Interpretação do Homa-IR

Diferentes estudos fornecem intervalos ligeiramente diferentes para HOMA-IR. Mas todos eles concordam que quanto maior o seu HOMA-IR, mais resistente à insulina você está ficando.

Geralmente, você tem sensibilidade à insulina ideal se o seu HOMA-IR for menor que 1. Níveis acima de 1,9 sinalizam resistência precoce à insulina, enquanto níveis acima de 2,9 sinalizam resistência significativa à insulina. O melhor dos mundos seria Homa-IR abaixo de 1,2 para prevenção de doenças neurodegenerativas e diabetes.

O que fazer se o HOMA-IR é alto?

Se o seu HOMA-IR estiver alto, seu corpo está usando mais insulina do que o normal para manter o açúcar no sangue em equilíbrio. Quanto maior o número, mais resistente você é à insulina. A resistência à insulina é um dos sintomas da síndrome metabólica e um estágio inicial no desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Causas da resistência insulínica

Na maioria das pessoas “saudáveis”, a resistência à insulina é causada principalmente por dois fatores: consumo excessivo de carboidratos e falta de atividade física. Comer demais e ser inativo pode causar acúmulo de gordura no fígado e nos músculos, o que torna esses tecidos menos responsivos à insulina. Dieta rica em gordura saturada também pode aumentar a resistência a este hormônio. O óleo de palma (aquele presente em industrializados gostosos como Nutella) pode aumentar a resistência à insulina em até 25% (15% no fígado e 34% no tecido adiposo) (Miyamoto et al., 2020Saraswathi et al., 2020).

Outras causas de resistência à insulina incluem estresse, gravidez e vários distúrbios e doenças, incluindo síndrome de Cushing, acromegalia e hipotireoidismo. Alguns medicamentos também contribuem para a piora da sensibilidade insulínica, como esteróides, alguns medicamentos para baixar a pressão arterial, alguns antiretrovirais usados no tratamento do HIV e certos medicamentos psiquiátricos. 

Ficar sentado por longos períodos sem se levantar foi associado a maior resistência à insulina em uma revisão de 3 estudos com um total de 62 pessoas. Levanta e sacode!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/