Rugas são linhas marcadas, que surgem e se aprofundam na pele com o passar do tempo. Entre as causas estão o envelhecimento, excesso de exposição solar, estresse, contato com poluição, tabagismo, alimentação carente em proteína e/ou antioxidantes, consumo excessivo de açúcar e glicação. Estes fatores contribuem para alteração de estruturas da pele (colágeno, elastina, ácido hialurônico) e fibroblastos (células que formam colágeno e elastina).
Dois fatores principais contribuem para esta desagregação: (1) os radicais livres (ROS) e (2) os produtos finais de glicação avançada (AGEs). A ação da radiação ultravioleta aumenta tanto a produção de radicais livres quanto de AGEs. Outro fator que aumenta muito a produção de ROS é a inflamação, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool. A produção de AGEs é também muito aumentada com o consumo excessivo de açúcar, pelo aumento da glicação proteica.
Existem também alimentos que são ricos em AGEs como carnes (especialmente as vermelhas e muito mais se estiverem envoltas em farinha, como as empanadas, à milanesa, caramelizadas ou com shoyu - pois contém açúcar), margarina, alimentos fritos, salgadinhos e outros alimentos ultraprocessados.
Para reverter a glicação há necessidade de aumento de glutationa na corrente sanguínea. A cisteína presente no brócolis, repolho, couve de bruxela, couve mineira, nabo, rabanete, espinafre, alho, alho poró aumenta a formação de glutationa, assim como as vitaminas B6, B9, B12. Para a prevenção das rugas estes alimentos e nutrientes não podem faltar.
Existe também a possibilidade de suplementação com compostos antiglicantes como hesperidina e resveratrol, flavonóides que protegem a pele e os vasos sanguíneos. Para individualização de dosagens converse com seu nutricionista. Creminhos só não bastam até porque a qualidade da pele é uma indicação da qualidade de saúde geral. Queremos tratar de dentro para fora, não só para estarmos mais bonitos mas também para prevenir diabetes, derrame, infarto e outras doenças crônicas, também associadas à glicação e excesso de radicais livres.
Capriche, claro, em fontes naturais de hesperidina e resveratrol:
Hesperidina - limão, parte branca da laranja (coma o bagaço) e outras frutas cítricas, como tangerina, cebola.
Resveratrol - uvas roxas, mirtilo, açaí, chocolate amargo, cacau em pó, amendoim, vinho tinto, suco de uva integral, jamelão, casca da jaboticaba, framboesa, amora, cranberry.
Aprenda mais sobre este tema no curso online “Nutrição & Estética”
Óleos essenciais na prevenção das rugas
1o passo - Limpeza
Usar óleo de coco para remover maquiagem. De 15 em 15 dias pode ser feita limpeza com argila.
2o passo - Tonificação
Hidrolato ou óleo essencial de rosa para tonificar. Regula o pH da pele, hidrata. Útil para peles maduras.
3o passo - Nutrição
Receita de serum facial:
10 ml de óleo vegetal de jojoba (Simmondsia chinensis) - aroma suave, com ação antiinflamatória, hidratante, emoliente e umectante, 96% de ceramidas e fonte de vitaminas A, B1, B2 e E. As ceramidas compõem a epiderme, camada responsável pela barreira de permeabilidade, evitando a penetração de agentes danosos do meio ambiente e a perda de água pela pele.
2 gotas de óleo essencial de olíbano (Frankincense) - também pode ser usado para limpeza da pele e remoção de manchas. É rico em substâncias antiinflamatórias como alfa pineno, beta pineno, limoneno, sabineno e mirceno.
2 gotas de óleo essencial de patchouli (Pogostemon patchouli) - estimulante da regeneração da pele, por conter delta guaieno, alfa guaieno e alfa patchouleno, além de patchoulol.
1 gota de óleo essencial de immortelle (Helichrysum) - também conhecido como óleo essencial de “sempre viva”. Mantém a elasticidade da pele. Desinflama por conter alfa-pineno. Também atua como cicatrizante, sendo usado em casos de acne. Se não encontrar, poderá substituir por óleo essencial de rosas.
3 gotas de óleo de copaíba (Copaifera officinalis) - ajuda a regenerar o colágeno e aumenta a elasticidade da pele. Fonte de beta-cariofileno, trans-alfa-bergamoteno, germacreno-D, alfa-copaeno.
Coloque os ingredientes em um frasco pequeno e misture bem. Aplique todas as noites em volta dos olhos, das marcas de expressão, com massagem delicada na região.
4o passo - Hidratação
Receita de hidratante diário para o rosto todo, antes de dormir. Pode ser usado também pela manhã, se acordar com a pele ressecada:
30g de creme neutro ou 30 ml de óleo vegetal da sua preferência
3 gotas de óleo essencial de patchouli
2 gotas de óleo essencial de gerânio (Pelargonium) - geraniol é antiinflamatório. Atua também como rejuvenescedor. Pode ser substituído por óleo essencial de sálvia sclarea
1 gota de óleo essencial de bergamota (Citrus bergamia) - fonte de limoneno e linalol, com propriedades antissépticas, carminativas, cicatrizantes e tônicas.
Misture todos os ingredientes em um recipiente com capacidade para 30g.