Você já fez de tudo e não consegue perder peso? Pois é, nosso metabolismo é complexo e o corpo de muita gente agarra-se à gordura. Muitas pesquisas tentam explicar isso e incluem variáveis como genética, trauma, abuso, negligência, estresse, dieta crônica, sedentarismo, exposição à toxinas, idade, produção hormonal, qualidade do sono, composição da microbiota etc. Mas o que fazer?
Conheça sua genética
Concentre-se em sua saúde
Nem todos serão magrelos. Ainda assim, é possível melhorar a vida, o desempenho físico e mental, os níveis de energia, os relacionamentos (com os outros e com você), a autoestima, a saúde como um todo. Você não é uma pessoa ruim por estar acima do peso. Também não é uma pessoa ruim por querer perder peso. Mas a obsessão pela magreza pode ser muito ruim. O que é considerado normal, bonito, adequado varia de cultura para cultura, de momento histórico a momento histórico.
Cuide-se da melhor forma possível e não passe a vida atrelando a forma física à felicidade. Algumas pessoas conseguem atingir metas mais baixas de peso. Mas as que não conseguem podem aproveitar igualmente a vida, podem ser igualmente realizadas, felizes, saudáveis. O importante é não deixar faltar nenhum nutriente para suas células. Elas precisam de vitaminas e minerais e aminoácidos e ácidos graxos e fibras e compostos fenólicos protetores. Se precisar, marque aqui uma consulta.