O tratamento dos transtornos alimentares é complexo, devendo ser conduzido por equipe multidisciplinar incluindo nutricionista, psiquiatra, psicólogo e professores de yoga. São vários os objetivos terapêuticos incluindo o aumento da autoestima e da satisfação corporal, diminuição a ansiedade e a redução de comportamentos prejudiciais como consumo diminuído ou excessivo de alimentos, purgação, jejuns, dietas rígidas ou inadequadas.
Pacanowski e colaboradores (2016) avaliaram justamente os efeitos da prática de 1 hora de yoga antes do jantar de 38 pessoas internadas para tratamento de transtornos alimentares. Após apenas 5 dias já observou-se uma redução dos afetos negativos (ansiedade, tristeza, medo, raiva, vergonha, irritabilidade). Como o estudo teve uma curta duração ainda há a necessidade de novas pesquisas nesta área.
Se você tem um transtorno alimentar procure ajuda. Você não precisa passar por isto sozinho e conversar com outras pessoas não é sinal de fraqueza. Pelo contrário! Meus cursos online sobre emagrecimento e alimentação consciente trabalham com práticas de yoga e práticas meditativas. Você será muito bem vindo em nossa turma. Vamos compartilhar experiências!