O Brasil tem uma biodiversidade incrível e para nossa alegria muitas plantas não convencionais (PANC) são comestíveis. Uma delas é a beldroega grande também conhecida como beldroegão ou Major Gomes (Talinum paniculatum).
Este arbusto resistente é facilmente encontrado no Brasil. nos canteiros, muros e beiras de estrada e jardins. Resiste bem ao sol forte e tempo seco, cresce rápido quando chove.
As folhas são ricas em aminoácidos, cálcio, ferro, magnésio e potássio. Podem ser usadas na salada, em refogados ou no suco verde. Sim! Nem só de couve sobrevivem os sucos verdes! No de hoje bati com laranja e abacaxi. Que tal experimentar?
Curiosidade: o termo PANC foi criado pelo biólogo Valdely Kinupp para descrever as plantas comestíveis que surgem de forma espontânea em quintais, terrenos baldios e canteiros, mas que não são consumidas por falta de costume ou de conhecimento. Estima-se que existam mais de 10 mil espécies com potencial alimentício no país, mas o cardápio da maioria das pessoas é pouco variado.
Para conhecer outras plantas desse nosso Brasilzão baixe gratuitamente o guia prático de plantas alimentícias não convencionais aqui. O livro mais prestigiado na área é a maravilhosa publicação do Dr. Valdely Kinupp: plantas alimentícias não convencionais no Brasil. Super recomendo.
PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE