Existem diferentes tipos de disfunções tireoidianas. Em relação ao hipotireoidismo podemos falar de 4 principais. Para avaliar sua saúde tireoidiana você precisará analisar com seu médico suas dosagens de TSH, T4 livre , T3 livre , T3 reverso , anti TPO , antitireoglobulina (anti TG).
A maior parte das pessoas desenvolve problemas na tireoide por questões autoimunes. Na tireoidite de Hashimoto o TSH está alto, e há altos níveis de anticorpos anti TPO e anti TG. Se não for esta a questão, o problema é com a tireóide.
🦋 Hipotireoidismo Primário - T3 total baixo, T3 livre baixo, T4 livre baixo e TSH alto
🦋Hipotireoidismo secundário - o problema é com a glândula pituitária que falha no estímulo da tireoide. Neste caso observa-se TSH, T4 total e T4 livres baixos.
🦋Problemas de Conversão - T4 é convertido em T3 no fígado, tecidos periféricos e intestino. Vários fatores podem gerar problemas na conversão de T4 em T3 (forma mais ativa), incluindo inflamação intestinal, inflamação crônica de tecidos periféricos, esteatose hepática, falta de ferro, zinco, iodo ou selênio. Neste caso observa-se T4 livre normal e T3 livre e T3 total baixos.
Causas da tireoidite de Hashimoto
As células do sistema imune T auxiliares podem se transformar em células Th1, Th2 ou Th17. O aumento de Th17, por sua vez, aumenta a produção de células T reguladoras (Treg). As células Th17 produzem interleucina 16 (IL-17) bem como fator de necrose tumoral (TNF).
A produção de Th17 é maior à meia-noite. Combate fungos e algumas infecções bacterianas. Tregs também ajudam a combater bactérias. O aumento de Th17 também pode ser anticancerígeno.
Os níveis normais de IL-17 são de 0,89 pg/ml. Contudo, o aumento exagerado de Th17 e IL-17 vem sendo associado a doenças autoimunes como tireoidite de Hashimoto, doença de Graves, lúpus, uveíte, diabetes mellitus tipo 1, esclerose sistêmica e vitiligo.
Desregulações do sistema imune podem acontecer por contato com vírus ou bactérias. No caso da tireoidite de hashimoto possíveis causas incluem contato com Epstein-Barr, Yearsínia enterolítica, Helicobacter pilori, vírus da herpes 1, 2 e 6, citomegalovírus, rubéola, ricketssia, parovírus B19, hepatite C, HIV, vírus da gripe ou enterovírus.
Outras hipóteses são: intoxicação por metais pesados, problemas de metilação, má nutrição, trauma fisico, disbiose intestinal, sensibilidade ao glúten, sensibilidades alimentares, tabagismo, desequilíbrios hormonais, estresse adrenal, estresse físico ou emocional.
Para melhorar a tireoide você precisa cuidar do intestino, desinflamar e nutrir-se adequadamente. Consultas de nutrição: https://andreiatorres.com/consultoria