Como introduzir a papinha do bebê

Após os 6 meses de vida o trato digestivo do bebê está pronto para receber novos alimentos, além do leite materno. Além disso, o bebê passa a precisar de mais calorias, proteínas e ferro. Por isso, deve-se iniciar a alimentação complementar.

Mas atenção: não compare o tamanho do prato do seu bebê com o de outras crianças. Bebês estão se adaptando ao mundo. Não force seu filho a comer se ele se recusar. Empurrar comida quando a criança vira a cabeça pode fazer com que aprendam a comer mesmo sem fome, o que aumenta o risco de obesidade. 

Dicas:

6 meses - leite materno à vontade + 1 papa de fruta + papa salgada no almoço (pelo menos duas colheres de sopa).

Comece com poucos alimentos na papa salgada (por exemplo: arroz e cenoura). Ao misturar muitas coisas você não saberá o que fez mal ao bebê, se algo acontecer. A cada três dias insira um vegetal ou leguminosa (feijão, ervilha) diferentes. 

Ofereça tudo ao bebê utilizando uma colher. Não coloque sopas em mamadeiras ou copos com bico. Não há necessidade de liquidificar nenhum alimento. O bebê deverá começar a mastigar, por isto basta amassar os alimentos com um garfo.

7 meses - leite materno à vontade + 2 papas de frutas + papa salgada no almoço e jantar.

8 - 11 meses - leite materno à vontade. Vá aumentando a consistência de frutas e da papa. As quantidades aceitas também aumentarão nos próximos meses.

12 meses - passar para a alimentação da família. Somente após esta fase o mel pode ser introduzido.

24 meses - não introduza doces, frituras, alimentos enlatados e refrigerantes enquanto o bebê não completar dois anos. E nem precisa. Estes alimentos não fornecem nenhum nutriente essencial.

Persista. Bebês podem demorar a aprender a comer mas em geral adoram a experiência das novas cores, sabores e texturas.

Se quiser aprender mais faça o curso online sobre a introdução da alimentação complementar. Acesse aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags