A cirurgia bariátrica é um procedimento desenvolvido com o objetivo principal de afastar indivíduos com o IMC > 40 kg/m2 (obesos grau III) de risco de vida. A redução de peso pós cirurgia nem sempre faz com que os indivíduos anteriormente obesos tornam-se magros, porém consegue reduzir em até 50% o peso inicial. Contudo, metade dos indivíduos que fazem a cirurgia bariátrica voltam a engordar. Desta forma, a mudança de hábitos e o acompanhamento constante são essenciais.
O apoio de profissionais de saúde e de outros gastrectomizados também é fundamental. Constitua uma rede de apoio em sua cidade. Participe também de grupos de reeducação alimentar. Existem grupos presenciais e também grupos virtuais. Você também pode contratar o serviço de coaching. Eu, por exemplo, trabalho em 8 sessões, por 2 meses. Durante este período conversamos semanalmente e te envio dicas, orientações, receitas e ainda uma aula gravada em vídeo de yoga/mindfulness por semana. Mas atenção! A reprogramação de um novo estilo de vida pode levar entre 2 meses e 2 anos. Auto-avalie-se!
Reprograme suas crenças para não voltar a engordar:
SUPLEMENTAÇÃO APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICA
A recomendação da Associação Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica é que cada dose de polivitamínico precisa conter:
Zinco 15mg
Ácido fólico 400mcg
Biotina 30mcg
Vitamina K 120mcg
Selênio 34mcg
Ferro 18mg
Cobre 2mg
Precisa de ajuda na sua dieta e suplementação? Marque aqui sua consulta online.