Cientistas estão cada vez mais preocupados com um efeito adverso da cirurgia bariátrica na adolescência. De acordo com as pesquisas a cirurgia resulta em má absorção tão severa de nutrientes, como o folato, que quando as garotas engravidam, em qualquer momento da vida, o risco de defeitos no tubo neural
dos bebês é enorme. A espinha bífida (quando a espinha fetal não se fecha completamente no primeiro mês de gravidez) e a anencefalia (quando grande parte do cérebro não se desenvolve) são os problemas mais comuns.
Nos EUA já foram relatados 7 casos de defeitos do tubo neural nos bebês de mulheres que fizeram a cirurgia na adolescência. Desconheço os dados de acompanhamento destas pacientes no Brasil.
Enfim, a indicação cirúrgica deve ser sempre muito bem avaliada. Além disso, caso a cirurgia seja opção é muito importante que o paciente se comprometa com o tratamento nutricional e com a suplementação que deverá ser seguida por toda a vida.
Estudo: Katrine M. Lofberg, Diana L. Farmer, Elizabeth A. Gress, Robert H. Lustig, and Melvin B. Heyman. "Neural Tube Defects: An Unforseen Consequence of Gastric Bypass Surgery in Young Female Patients?". American Academy of Pediatrics, National Conference and Exhibition, Sunday, 3 October 2010, Abstract No 11611.