No ano passado a moda eram os chás da planta camellia sinensis (chá verde, chá preto, chá branco, chá oolong), todos com propriedades antiinflamatórias e antienvelhecimento. Porém, os chás das outras plantas também merecem atenção. O chá de camomila acalma e previne complicações da diabetes.
O chá de camomila possui propriedades antioxidantes, antimicrobianas e antitrombóticas. O chá de menta também possui propriedades antimicrobianas e antivirais, é um antioxidante potente, tem ação anticancerígena e potencial antialérgico. Já o chá de hibiscus diminui a pressão arterial, prevenindo doenças cardiovasculares e renais.
O ideal é consumir cerca de 3 xícaras de chá ao dia para que os componentes da fórmula façam o efeito esperado. Lembre-se, entretanto, que os chás industrializados não tem o mesmo efeito. Assim, o ideal é comprar a flor, folha ou caule, conforme o caso, ou mesmo plantar suas ervas na janela de casa!
O ideal é variar os tipos de chá para reduzir o risco de intoxicação pelos fitoquímicos ou metais pesados presentes nas plantas. Saiba mais no curso online "Fitoterapia".
Para quem não é muito fã dos chás, uma opção é bater com frutas. Um exemplo de chá digestivo com fruta é o chá de erva doce ou camomila gelado, batido em liquidificador com 1 pedaço de abacaxi e uma fatia de 15 cm de erva cidreira e gelo.