De acordo com novo estudo publicado no Cancer Prevention Research, uma dieta rica em fosfatos aumenta o risco de câncer de pele em 50%. O fosfato é um nutriente essencial à saúde óssea e à produção de energia porém o excesso pode ocasionar a divisão inadequada de células.
O consumo de fosfato aumentou muito nos últimos 30 anos em decorrência de aditivos químicos utilizados tanto na forma de agrotóxicos como pela indústria. Os fosfatos são encontrados em carnes processadas (presunto, salsicha, linguiça, mortadela, presunto), refrigerantes e bolos e biscoitos, afim de aumentar a durabilidade dos produtos. Outra pesquisa, realizada em 2009 na China, mostrou que o risco de câncer de pulmão também aumenta com o maior consumo de fosfato.
Referências:
C.E. CamalierElevated phosphate activates N-ras and promotes cell transformation and skin tumorigenesis. Cancer Prev. Res. 3, 359-370 (2010) M.H.
Cho et al. High dietary inorganic phosphate increases lung tumorigenesis and alters Akt signaling. Am J Respir Crit Care Med, 179: 59-68 (2009).