Consumo de bebidas açucaradas aumenta o risco de doenças

Pesquisa publicada recentemente na revista “Journal of Nutrition” mostrou que pessoas que ingerem mais de 5 copos de bebidas açucaradas por semana possuem maior risco de acumular gordura na região abdominal, desenvolverem hipertensão arterial, dislipidemias e sofrerem doenças cardiovasculares. Não foram só as bebidas açucaradas (sucos industrializados e refrigerantes) que foram problemáticas. Pessoas que bebem líquidos com adoçantes também possuem maior risco de desenvolverem síndrome metabólica (SM). Calcula-se que 25% dos adultos que vivem em países desenvolvidos apresentam SM e têm risco duas vezes maior de morrer como consequência de um ataque do coração ou uma embolia.

Os pesquisadores Nancy Babio e Jordi Salas-Salvadó estiveram à frente da pesquisa que analisou dados de mais de 1.800 participantes entre 55 e 80 anos. Os dados do estudo destacam a importância de adotar uma dieta que se aproxime das recomendações da dieta mediterrânea, procurando consumir água e vinho tinto com moderação, dando preferência a peixes como fonte proteica animal e evitando o consumo de bebidas açucaradas ou com adoçantes.

Se você já está com triglicerídeos e glicemia alterada lembre que 10 dias sem açúcares e adoçantes já leva a uma grande melhoria em seu perfil metabólico. Se restringir a dieta não estiver funcionando para você mude de estratégia aprendendo a comer de forma consciente.

Conheça o curso online: Alimentação consciente, com Dra. Andreia Torres, nutricionista, especialista em nutrição esportiva, clínica e funcional, mestre em nutrição humana e doutora em psicologia clínica e cultura. O curso inclui aulas, exercícios e meditações guiadas.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/