Felizmente mais e mais pacientes estão ganhando a batalha contra o câncer porém, lembre-se que após os meses e anos mais duros de tratamento o acompanhamento não pode ser deixado de lado. Isto porque a perda de massa muscular, problemas cardíacos associados, perda óssea são comuns como resultado da exposição prolongada à medicamentos e tratamentos hormonais.
Além disso, há o risco de uma reincidência e, desta forma, estratégias preventivas tornam-se cruciais. Portanto, além de adotar um estilo de vida mais saudável, livre de drogas, álcool cigarro, não se esqueça de praticar exercícios regularmente e conversar com seu nutricionista sobre uma dieta mais rica em antioxidantes, cálcio e outros nutrientes importantes. Aprenda a apreciar os alimentos integrais e ricos em fibras, coma mais frutas e verduras, diminua a porção dos alimentos, caso necessário, perda peso lentamente e aprenda estratégias de combate ao estresse. :-)
Pacientes com câncer: a troca de leite por whey é benéfica
Pacientes que adoram um leite precisam ter mais cuidado. O leite e o queijo estimulam muito a secreção de IGF-1 e a proliferação celular. O whey tem um efeito muito mais brando neste sentido (Melnik et al., 2012). Estudos também mostram que o whey ajuda a evitar a caquexia do câncer. Por isso, se está fazendo tratamento contra o câncer, indico que troque seu leite por uma proteína vegana neutra sem corantes ou um whey isolado sem corantes.
Opções de whey isolado sem corantes e sabor neutro:
Proteína vegana sem corantes e sabor neutro: