Água e chocolate diminuem a dor

Pesquisa publicada no the Journal of Neuroscience mostrou que o consumo de chocolate ou água, mesmo na ausência de fome ou sede, por camundongos pode diminuir a dor causada pelo calor. Na natureza, os animais escolhem alimentos que nutram e ao mesmo tempo que aplaquem sensações desagradáveis. O problema é que o mesmo comportamento adotado por nós seres humanos pode conduzir à obesidade. O legal desta pesquisa foi mostrar que um alimento calórico (o chocolate) teve o mesmo efeito de um não calórico (água). Mais interessante ainda, quando os ratos receberam uma droga, causando-lhe doença o chocolate não foi mais eficiente mas a água sim! O mesmo estudo foi repetido com uma substância amarga mas a sensação de dor persistiu.

De acordo com os pesquisadores os sabores são importantes afim de ajudar os animais a decidirem quais alimentos devem consumir. Estes alimentos "prazerosos" ativam uma região no cérebro (o núcleo raphe magnus) que faz com que o animal ingira todo o alimento, mesmo sem fome (como fazemos com a caixa de chocolate, o bolo ou o pacote de batatas fritas). O núcleo impediria com que o animal se distraísse durante o processo de alimentação e parasse de comer.

A neurologista Peggy Mason acredita que o mesmo mecanismo esteja presente nos seres humanos já que outros estudos mostraram diminuição da dor em crianças após o consumo de água com açúcar.

Enquanto em algumas situações isto é altamente vantajoso, acalmando-as, na maioria das vezes acarretará mesmo é em ganho de peso desnecessário. Bom, mas você pode substituir tudo por um grande copo de água - com um efeito ainda melhor!

O chocolate 🍫 é feito do cacau (Theobroma cacao), iguaria rica em antioxidantes, magnésio e ferro. Quanto mais escuro o chocolate, maior a quantidade de cacau e melhor o teor de nutrientes interessantes para a nossa saúde. Eu adoro, e você? E será que combina com seu Dosha?

→ VATA: deve comer pouco e escolher o chocolate com adoçantes naturais. O cacau tem os aspectos leve e seco que ampliam a luz e a secura de vata, desequilibrando por excesso. A cafeína do chocolate pode gerar nervosismo e ansiedade.

→ PITTA: adicionar cardamomo ao chocolate para dar uma apaziguada, pois as qualidades aquecedoras e estimulantes do cacau lançam mais calor ao fogo de Pitta, que já tem tendência  à azia, acne e irritabilidade.

→ KAPHA: para este dosha a notícia é melhor, pois as qualidades amargas e quentes são opostas às pesadas e frias de kapha. O importante é comer de forma equilibrada, um pouco de chocolate amargo uma ou duas vezes por semana.

Entenda tudo no curso online: https://bit.ly/AYURVEDA-AT

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags