Drink de matchá com óleos essenciais para o emagrecimento

blog-featured-matcha-20181030.jpg

O matchá é uma bebida feita com folhas de chá verde moídas. Tem sido recomendado para a perda de peso, regulação do apetite e redução da compulsão alimentar. Como o matcha é feito de folhas inteiras que foram finamente moídas, você está realmente ingerindo a folha inteira. Isso significa que você está obtendo mais nutrientes (como EGCG, L-teanina e minerais) do que se simplesmente mergulhasse as folhas em água, como fazemos com os chás convencionais. Por outro lado, se a folha estiver mais contaminada com metais pesados o risco de intoxicação será maior. Por isso, escolha boas marcas. Em geral, as japonesas são menos contaminadas do que as chinesas.

Muitos estudos mostram que o consumo de chá verde (3 a 4 xícaras por dia) ajuda a desinflamar o corpo, auxiliando no processo de emagrecimento. Como o matchá é mais forte o resultado costuma ser o mesmo porém mesmo com o consumo de uma quantidade bem menor (cerca de 1 xícara ao dia).

A cafeína e o EGCG presentes no chá também podem ajudar a acelerar o metabolismo. Porém, não deve ser utilizado por gestantes, lactantes, bebês, pessoas com pressão alta, problemas renais, hepáticos, pessoas com úlceras estomacais ou transtornos de ansiedade.

Para fazer uma bebida refrescante à base de matchá misture:

  • 2 colheres de matchá (chá verde moído)

  • 1 colher de chá de pó de maca peruana

  • 1 colher de chá de cacau em pó

  • 1 gota de aroma de baunilha ou estévia para adoçar (opcional)

  • 1 colher de sopa de óleo de coco

  • ½ xícara de leite de coco

  • 450 ml de água quente

  • 1 gota de óleo essencial de hortelã-pimenta (opcional)

  • 1 gota de óleo essencial de canela (opcional)

Bata os ingredientes no liquidificador e beba. Também pode ser mantido na geladeira por até 24 horas, caso prefira consumir gelado.

Observação importante: nem todo óleo essencial pode ser consumido. Observe na embalagem se o mesmo é orgânico, verifique a procedência e confirme com a empresa produtora se o óleo é indicado para uso interno (algumas marcas são recomendadas apenas para massagens ou inalações).

Cursos online recomendados para você:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags