Práticas integrativas no tratamento da vigorexia

Pessoas que encaram a aparência como sinônimo de sucesso, saúde e determinação estão mais sujeitas a transtornos alimentares e de imagem. Mídias sociais agravam o problema, impondo padrões de beleza discrepantes e impulsionando regras praticamente impossíveis de serem seguidas. Entre os transtornos mais prevalentes entre homens é a vigorexia. Mulheres costumam apresentar mais frequentemente outros distúrbios como anorexia, bulimia ou compulsão alimentar. Mesmo assim, a vigorexia também pode ocorrer no grupo feminino.

34d72cd2d3f2001dec6483cecfa87a83.jpg

A vigorexia, bigorexia ou transtorno dismórfico muscular é uma doença psicológica caracterizada por uma insatisfação constante com o corpo, levando à prática exaustiva de exercícios físicos. Pode estar associada a uma distorção da autoimagem, em que a pessoa enxerga defeitos estéticos, sentindo-se indigno ou repugnante.

Estudos mostram que frequentadores de academias podem apresentar grande insatisfação com a aparência física, o que aumenta a prática de exercícios para ganho de massa corporal e músculos. Contudo, este aumento pode não ser acompanhado pelo aumento da autoestima, gerando um ciclo vicioso. Pessoas perfeccionistas costumam estar em maior risco, o que acaba afetando outras áreas da vida, como relacionamentos, trabalho, lazer e até a dieta, que tende a ficar mais restrita.

Dietas desequilibradas, com excesso de proteína ou gordura e carência de vitaminas, minerais e fitoquímicos podem gerar distúrbios metabólicos, lesionar tecidos e gerar doenças. O tratamento da vigorexia, assim como de outros transtornos de imagem depende de uma abordagem multidisciplinar. Para a redução do sofrimento mental, estresse e ansiedade recomendam-se práticas de meditação e yoga. A psicoterapia é recomendada para a redução do perfeccionismo. Se a vigorexia estiver acompanhada de depressão o uso de medicamentos pode ser necessário.

Nutrientes e fitoterápicos que ajudam no combate ao estresse podem ser prescritos por nutricionistas qualificados. Cursos recomendados:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/