Doshas e atividade física

Vatas são naturalmente ricos em energia e gostam de se mover. Adoram treinos com alta intensidade, velozes, incluindo corrida ou atividades como HITT. Também podem apreciar dançar até cansar. Por incrível que pareça, gostam da sensação de perder o fôlego, pois assim sentem-se livres. No entanto, o ayurveda prega que devemos manter o equilíbrio. Quando vata abusa de atividades intensas pode perder massa muscular, massa óssea, podem ter dores generalizadas pelo corpo, contrações involuntárias, problemas nas articulações, escoliose ou mal alinhamento da coluna, insônia. Assim, Vatas devem intercalar atividades que suprem sua necessidade de movimento com outras mais lentas e constantes, como variações de yoga mais lentas e introspectivas, natação, tai chi ou caminhadas tranquilas pela natureza. Vatas também precisam descansar, restabelecendo corpo e mente.

What-is-Vata-Pitta-Kapha-1024x388.jpg

Pessoas com predominância do dosha Pitta são naturalmente atléticas, fortes e amam trabalhar a musculatura. Podem sentir-se atraídas por treinos de musculação, boxe, crossfit e outras atividades que os levem ao limite. Porém, o excesso de pitta aumenta a irritabilidade, o calor corporal, a sensação de ardor, a sede. Pessoas com desequilíbrios de pitta podem tornar-se mais intolerantes, agressivas, descontroladas. O intestino pode soltar e a visão icar mais debilitada. Aumentam também as infecções e inflamações. Pittas devem evitar o superaquecimento. Atividades recomendadas para este dosha: natação, hidroginástica, yin yoga, pilates ou outras atividades relaxantes e não competitivas. Pittas também devem aproveitar os momentos de descanso e as massagens.

Já os Kaphas são naturalmente lentos e estáveis e podem até odiar atividade física. Levantar-se para ir à academia pode parecer uma tortura para os Kaphas, que são mais sedentários por natureza. No entanto, com o tempo, podem começar a adorar a atividade física, que reduz a sensação de peso e letargia deste dosha. Kaphas, ao contrário dos outros dois doshas, devem priorizar atividades dinâmicas, devem suor. Podem fazer aulas de spinning, HIIT, treinos de musculação intensos, para acelerar o metabolismo. Agachamentos são ótimos para Kaphas.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags