Cirurgia bariátrica, deficiências nutricionais e agravamento de Vata

A cirurgia para a redução do peso (bariátrica) é indicada quando a quantidade de gordura no corpo aumenta tanto que acaba gerando alterações metabólicas e múltiplos riscos à saúde. O motivo central para a indicação da cirurgia bariátrica é a perda de peso sem o reganho e o controle de doenças como a hipertensão e o diabetes.

Contudo, mudanças no estilo de vida são fundamentais. Sem elas, pelo menos 10% dos pacientes submetidos à cirurgia retornam ao peso antigo dentro de 5 anos. Além disso, a redução do estômago pode gerar outros problemas de saúde. O estômago produz fator intrínseco e ácido clorídrico, necessários à boa digestão e absorção de nutrientes como proteínas e vitamina B12. A deficiência de B12 é comum em pacientes que fizeram a cirurgia e não aderem à suplementação. Com isso, sentem mais cansaço, dores no corpo, fraqueza, têm prejuízos na memória, formigamentos e risco aumentado de depressão. Podem ainda desenvolver carências de outros nutrientes como zinco, vitamina A, cobre, complexo B (vitaminas B1, B2, B3, B6, B9, B12). Conversei sobre alguns destes aspectos com a Ozzy Santana:

Cirurgia bariátrica e Ayurveda

Qualquer perda grande de tecido como na cirurgia bariátrica (que faz a perda de peso pela redução do estômago e consequente consumo alimentar) gera agravamento de Vata, dosha que governa o sistema nervoso, o movimento e a comunicação. Quando Vata agrava a comunicação entre sistemas é alterada, o organismo desregula-se e mais facilmente Pitta e Kapha agravam-se também.

Sinais e sintomas de agravamento de Vata que podem ser comuns em pacientes pós cirurgia bariátrica: pele e cabelo secos e sem brilho, corpo duro, rígido e com dores, articulações que estalam e doem, apetite irregular, constipação, gases, abdômen distendido, urina e suor escassos, agitação mental, ansiedade, medo ou preocupação excessiva, insônia ou dificuldade de concentração.

A idéia é não esperar o desequilíbrio se instalar para atuar. Atividade física e alimentação apropriadas para o equilíbrio de Vata são muito importantes, além de acompanhamento nutricional e suplementação adequada. Aprenda mais sobre Ayurveda aqui.

ACOMPANHAMENTO APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICA

Sua dieta e suplementação dependerão se seu estado nutricional, tipo de procedimento realizado e presença de outras co-morbidades. Mas, de forma geral, temos esta indicação de suplementação:

A recomendação da Associação Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica é que cada dose de polivitamínico precisa conter:

  • Zinco 15mg

  • Ácido fólico 400mcg

  • Biotina 30mcg

  • Vitamina K 120mcg

  • Selênio 34mcg

  • Ferro 18mg

  • Cobre 2mg

Precisa de ajuda na sua dieta e suplementação? Marque aqui sua consulta online.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/