5 pilares para a boa saúde

Neste vídeo falei sobre as 8 dimensões do bem-estar. Hoje vou falar sobre 5 itens imprescindíveis para que tenha mais saúde nos próximos 365 dias:

1 - Nutrição

O corpo requer alimentos que forneçam energia, vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos capazes de apoiar a vida, o crescimento, a manutenção e o reparo.

Uma dieta equilibrada contém diferentes tipos de alimentos em quantidades e proporções que atendem adequadamente às necessidades do corpo. De acordo com o Ayurveda, a dieta deve ser adequadamente planejada limitando a exposição a toxinas, apoiando a adequada digestão, absorção e eliminação para que não hajam desvios na saúde.

Para citar "Em defesa da comida", de Michael Pollan, "não coma nada que sua bisavó não reconheceria como alimento". Isso é essencial para rejuvenescer o fogo digestivo e, ao mesmo tempo, fornecer a nutrição de que seu corpo precisa. Prefira alimentos frescos, orgânicos quando possível, e cozinhe um pouco se a sua digestão não for a ideal. Faça a maior parte das suas escolhas alimentares com base na planta e adicione gorduras de alta qualidade, como ghee (manteiga clarificada), nozes, óleo de coco e abacates.

2. Movimento

O exercício ajuda a liberar uma variedade de hormônios e reguladores no corpo que não apenas apoiam o metabolismo, mas também elevam o humor e proporcionam uma sensação de bem-estar. Quando você está olhando para se reabastecer, uma rotina de exercícios intensos pode não ser o que está em ordem para você. Em vez disso, escolha regimes que combinem bem-estar físico com benefícios mentais, emocionais e até mesmo espirituais. O yoga rejuvenescedor e o pranayama (técnicas de respiração) podem fazer exatamente isso, trabalhando com o prana, a força vital, e trazendo integridade e integridade do corpo, mente e espírito para o primeiro plano.

3. Sono

Você está se sentindo cansado e cansado mesmo antes de seu dia começar? Você precisa de mais energia para completar sua lista de tarefas? Você fica irritado porque está cansado?

Se esta é uma questão em curso, você deve visitar seu médico, como a fadiga é um sintoma comum de muitos transtornos. No entanto, você também pode ser um dos muitos que sentem a necessidade de mais energia, mas não têm uma doença diagnosticável. E mesmo que você tenha sido diagnosticado com um problema identificável, o Ayurveda ainda tem algumas dicas úteis para você.

Ayurveda vê este tipo de fadiga como resultado da sobrecarga do fogo digestivo (agni), que dá força e vitalidade quando é equilibrada e forte. Como o fogo digestivo fica sobrecarregado? Bem, seu trabalho é processar tudo o que você está exposto - não apenas sua comida, mas as visões, sons, toques, emoções, pensamentos e fatores ambientais com os quais você entra em contato.

Neste mundo de ir, vá, vá até você cair, não é difícil sobrecarregar o fogo digestivo e o sistema nervoso. É uma experiência comum transformar atividades e relacionamentos diários em tarefas estressantes que devem ser verificadas em uma lista.

A chave na Ayurveda é rejuvenescer o fogo digestivo e o sistema nervoso, mudando do modo estressado para o modo descanso e relaxamento. Mesmo que você realmente tenha muito a fazer (como a maioria de nós experimenta), realizar essas tarefas não precisa ser uma experiência estressante e fatigante.

Muito do que foi dito sobre os benefícios de dormir adequadamente e de 6 a 8 ou 9 horas é recomendado. Em vez de apenas contar as horas, pergunte a si mesmo essas questões. Eu estou atualizada quando eu acordo? Estou dormindo a noite toda ou acordo repetidamente? Se você não for rejuvenescido quando acordar, observe o número de horas dormidas e a qualidade do sono. Evite cafeína e estimulando a atividade (como TV e e-mail) antes de dormir. E para melhorar a qualidade do sono, tente massagear a cabeça e os pés com óleo de gergelim ou brahmi antes de ir para a cama.

4. Silêncio

Vivemos em um mundo caótico. Passamos horas no computador, nas redes sociais, na TV, falando com conhecidos, amigos, no trabalho, na escola. Mas o cérebro precisa de descanso, de silêncio. Desligando-se dos estímulos externos você controla melhor a ansiedade, reduz o estresse, reduz o risco de doenças crônicas, melhora sua autoestima. Uma forma de estar em silêncio é fechando os olhos e observando a respiração. Você também pode aprender a meditar ou simplesmente adotar uma atitude de presença, concentrando-se e tentando fazer uma tarefa de cada vez, sem dispersões. Eu também faço um detox de redes sociais uma vez ao ano.

5. Contato com a natureza

Conheça a técnica de aterramento (grouding/earthing):

Outras dicas ayurvédicas para combater o estresse

  • Massagem diária com óleo corporal completo.

Os benefícios de uma auto-massagem com óleo não podem ser exagerados em qualquer idade. Esta prática fornece alimento à alma enquanto acalma o sistema nervoso e alivia os músculos onde mantemos o estresse e a tensão.

  • Gerenciamento do estresse

Horários agitados fazem parte da nossa sociedade hoje. Mas o estresse que os acompanha não precisa ser. Encontrar maneiras de gerenciar o estresse e se conectar a um objetivo maior do que apenas realizar tarefas é fundamental. Práticas como registro no diário, meditação, oração e tempo reflexivo funcionam para nos lembrar que nossa verdadeira natureza é muito mais grandiosa do que os papéis que desempenhamos nessa vida e muito mais satisfatória do que os impulsos que vêm do “sucesso” nos jogos competitivos. da sociedade.

FORMAÇÃO DE FACILITADORES DE BEM ESTARFORMAÇÃO DE FACILITADORES DE BEM ESTAR

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/