Ayurveda para boa digestão durante as festas de final de ano

Final de ano é uma comilança sem fim. Mas para não transformar os momentos bonitos entre familiares e amigos em um tormento de gases, dores abdorminais, azia e refluxo é importante seguir alguns conselhos do Ayurveda, a medicina milenar, nascida há mais de 5.000 anos na Índia.

A digestão é o processo pelo qual a comida que você ingere é dividida em uma forma mais simples e absorvível. Segundo a Ayurveda, Agni (o fogo digestivo) é um fator chave para a boa digestão e assimilação dos alimentos, assim como para a saúde em geral.

“Samadosha, samagni, samadhatu malakriyah Prasannatma indriyas manah swath abhidayate” - Sushruta.

Para o Ayurveda a má digestão é resultado de hábitos inadequados como comer rápido demais, ignorar o café da manhã, jantar tarde da noite, nâo ter rotina, comer demais, beber demais, comer alimentos velhos (refrigerados, congelados), comer sem atenção (enquanto fala, dirige, em pé etc), alimentos muito secos ou fritos com frequência, distúrbios emocionais (medo, ansiedade e estresse).

dec-news-suk-1481506777-medium.jpg

Crie neste natal e ano novo, um ambiente relaxado, livre de pressões, tenha comida fresca à mesa, compartilhe-a com as pessoas que ama, mastigue bem, faça pausas, descanse. Se estiver quente, prefira alimentos mais frescos. Se estiver em um país frio, prefira alimentos mais quentinhos. Nas duas condições, mantenha-se bem hidratado (com água ou chás).

Ouça o seu corpo. Ao comer os alimentos certos, na hora certa e da maneira certa, estará cuidando do seu agni. Exagerou? Não martirize-se, não culpe-se. Tente voltar a comer novamente apenas quando tiver fome. No intervalo faça caminhadas, jogue, brinque, conte histórias, leia, ouça música, ria e prepare-se para um 2019 com muita saúde e harmonia.

Aprenda mais:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/