Intervenções nutricionais na fibromialgia

A fibromialgia (FM) é uma doença crônica não degenerativa, que afeta principalmente mulheres. Os principais sintomas são a dor e fadiga crônica. As pacientes também podem apresentar síndrome do intestino irritável, sono pouco restaurador, rigidez matinal, depressão e ansiedade.

Os sintomas da FM parecem estar associados a várias alterações metabólicas, como disbiose intestinal, alterações no eixo hipotalâmico, aumento do cortisol, disfunção mitocondrial, estresse oxidativo, ativação, no sistema nervoso central, de células gliais no líquido cefalorraquidiano.

A terapia médica convencional inclui o uso de analgésicos, relaxantes musculares, drogas antiinflamatórias não-esteroidais e antidepressivos. Contudo, os medicamentos raramente resolvem completamente os sintomas. Por isso, os pacientes são estimulados a adotarem uma dieta antiinflamatória, praticarem atividade física moderada, yoga e aderirem a práticas meditativas.

A terapia nutricional tem como objetivos reduzir a fadiga, melhorar a qualidade do sono, contribuir para o tratamento da depressão e ansiedade, proporcionar qualidade de vida, reduzir sintomas gastrintestinais e controlar a inflamação. Pacientes com FM frequentemente relatam intolerâncias alimentares específicas. Por isso, a dieta adota deve ser antiinflamatória e, de forma geral, exclui alimentos ultraprocessados, glúten, laticínios, álcool, histaminas, glutamato, cafeína e FODMAPs.

Revisão sistemática mostrou que a dieta hipocalórica (quando o paciente está acima do peso), vegetariana e pobre em FODMAPs pode melhorar a dor e a repercussão funcional em pacientes com fibromialgia (Silva et al., 2019). Entretanto, o componente psicossomático da doença deve ser levado em consideração. Por isto, o tratamento é sempre multiprofissional.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/