Consumo de açúcar é alto no Brasil e em Portugal

web-sugar-rexv2.jpg

O Brasil é o 4o consumidor mundial de açúcar. A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que apenas 10% dos alimentos consumidos tenham açúcar adicionado. Porém, a dieta do brasileiro possui 16,3% (MDS, 2016). Em Portugal, o consumo de açúcar adicionado também é alto (15%) (Lopes et al., 2017). O alto consumo de açúcar contribui para o ganho excessivo de peso. Em ambos os países mais de 50% da população está acima do peso ideal. O açúcar também aumenta a inflamação do corpo e eleva os triglicerídeos, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.

Quem consome muito açúcar também tende a consumir menos castanhas, frutas e verduras. É por isso que a carência de fibras, folato, magnésio, vitaminas antioxidantes, selênio e fitoquímicos é tão comum. Tais carências aumentam o risco de outras doenças, inclusive Alzheimer e vários tipos de câncer. O ideal é consumir a menor quantidade possível de alimentos ultraprocessados e optar por uma alimentação natural, feita em casa. Até porque, mesmo porque quando o alimento industrializado é salgado pode conter açúcar como preservativo. É o caso de molhos de tomate, pães, mostardas, carnes embutidas, hambúrgueres, molhos para a salada, cereais matinais, barras de cereal e ketchup. Leia sempre a lista de ingredientes na embalagem.

Néctar de coco - uma opção para adoçar?

Screen Shot 2018-12-17 at 4.41.39 PM.png

Já comeu néctar de coco? A embalagem parece com a do mel. O néctar é obtido da seiva dos talos ou caules do coco. A seiva é evaporada a baixas temperaturas, formando um xarope. O sabor é doce. Enquanto o índice glicêmico do açúcar de cana é de 87, o de néctar de coco é de 35; sendo uma alternativa para evitar os pico de açúcar causados pelo açúcar.

O néctar de coco pode ser usado para adoçar bebidas ou sobremesas. Mesmo assim, não dá para abusar já que uma colher de sopa contém 15g de carboidratos. Para individualizar sua dieta consulte um nutricionista.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/