A dor lombar e a dor ciática são muito comuns, atingindo até 80% das pessoas ao longo da vida. Problemas intestinais, problemas posturais, passar muito tempo sentado, má circulação, podem gerar este tipo de dor. Massagens com óleo quente, alongamentos específicos, boa hidratação e dieta untuosa (com gorduras boas) para que o intestino funcione bem, associada a dieta antiinflamatória e uso de fitoterápicos como Withania somnifera (Ashwagandha) podem resolver o problema.
Privação de sono desregula o metabolismo
Estudos mostram que a privação de sono associa-se à desregulação metabólica. São observadas alterações significativas na atividade cerebral, o que aumenta, por exemplo, a compulsão alimentar, as chances de ganho de peso e gordura corporal, redução da sensibilidade à insulina, aumento do risco de diabetes (Zhu et al., 2019).
A regulação do sono começa no momento em que acordamos. Uma vida saudável, a exposição ao sol, a alimentação adequada, a atividade física são fundamentais para que à noite o sono seja reparador. Quem come tarde demais e comidas pesadas desregula o ciclo circadiano. Com isso, inflamação aumenta e testosterona cai (Irwin et al., 2016).
A redução do sono de qualidade também aumenta os níveis de ansiedade, estresse e depressão. Por isso, é muito importante colocar o descanso dentro de suas rotinas de saúde.
PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE:
RODÍZIO DE ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS PARA ATLETAS
É frequente atender atletas com dores musculares, mas tenho atendido também com doenças autoimunes e inflamação crônica que afeta outros tecidos. Falo um pouco neste vídeo:
No vídeo falei do rodízio de estratégias (jejum, dieta com diferentes quantidades de carboidratos). O rodízio aumenta a flexibilidade metabólica do atleta, ou seja, sua capacidade de performar com diferentes alimentos e nutrientes.
Por exemplo, o jejum e a dieta cetogênica fazem com que o corpo funcione com a utilização de cetonas, poupando aminoácidos de cadeia ramificada e a massa magra. Quando o corpo possui flexibilidade metabólica o risco de inflamação crônica é reduzido, assim como o risco de câncer, doenças cardiovasculares e Alzheimer.
O açúcar é um acelerador potente do envelhecimento e da morte prematura, em parte pela ativação de dois genes conhecidos como Ras e PKA, ambos envolvidos na degeneração celular. Estratégias como jejum intermitente inibem a via mTOR, que tem demonstrado um importante papel na extensão da vida.