Aumentando a reserva ovariana para conseguir engravidar

A mulher nasce com todos os seus óvulos. A reserva ovariana de oócitos (células germinativas ou sexuais da mulher= do folículo primordial é formada durante o desenvolvimento ainda na barriga da mãe e representa todo o suprimento que estará disponível para sustentar a fertilidade feminina. A desnutrição materna durante a gravidez e a lactação diminui a reserva ovariana na prole. Ou seja uma gestante saudável estará cuidando da reserva ovariana de sua filha, assim como de sua facilidade ou dificuldade em engravidar.

A dieta materna durante o período pré-concepção, desenvolvimento in utero e início da vida tem impactos significativos na dotação folicular e marcadores de saúde folicular mais tarde na vida. O número e a qualidade dos oócitos armazenados dentro do ovário definem a duração da vida fértil da mulher. Oócitos do folículo primordial dão origem a todos os oócitos maduros. O problema é que a quantidade de óvulos já começa a descrescer assim que a mulher nasce. Por isso, é muito mais difícil engravidar aos 40, do que aos 30, do que aos 20.

diminished-ovarian-reserve.png

Para saber se os ovários estão funcionando bem mede-se o hormônio anti-mülleriano (decorei o nome pois meu pai chama-se Carlos Müller). O hormônio anti-Mülleriano é um marcador da reserva ovariana. É produzido nas células da granulosa dos pequenos folículos em estágio 1 e exerce funções reguladoras sobre a formação de células nos ovários.

A concentração sérica de hormônio anti-Mülleriano reflete o número de folículos pré-antrais e antrais em fase inicial. Este hormônio declina gradualmente com a idade da mulher (principalmente a partir dos 30 anos). A dificuldade para engravidar e a falta de sucesso na fertilização in vitro é indicativa de reserva ovariana diminuída e se associa com baixos níveis de hormônio anti-Mülleriano. Mulheres com ovários policísticos (SOP) podem ter este hormônio mais baixo. Valores abaixo de 1 são características de um ovário mais envelhecido.

Outra forma de avaliar o envelhecimento ovariano é avaliar o FSH no 3o dia do ciclo. Ele deve estar menor do que 10. Se estiver maior que 10 o ovário está envelhecendo e a mulher está mais próxima da menopausa.

Pelo menos 7 folículos precisam ser recrutados em cada ovário para liberar o óvulo (oócito secundário). Este processo de amadurecimento começa 85 dias antes da ovulação. Ou seja, a qualidade do óvulo é dependente da alimentação dos últimos 3 meses. Mulheres com endometriose possuem um envelhecimento ovariano mais precoce. Alimentação saudável é fundamental. 

O estresse oxidativo, estradiol < 35 no terceiro dia do ciclo faz com que a camada endometrial seja mais fina, dificultando a gravidez. O endométrio precisa estar entre 8 e 12 mm no dia da implantação para que a gestação seja bem sucedida. Quando o endométrio é fino o risco de aborto expontâneo é muito alto.

Em relação à suplementação a coenzima Q10 por 3 meses reduz o estresse oxidativo e pode melhorar a qualidade da reserva ovariana (Gat et al., 2016; Özcan et al., 2016; Akarsu et al., 2017). A vitamina D aumenta o hormônio anti-Mülleriano porém a suplementação depende da dosagem plasmática (Kumari & Hadalagi, 2015).

Tem muita gente fazendo dieta cetogênica mas a dieta hiperlipídica pode reduzir a quantidade de oócitos e reduzir o hormônio anti-Mülleriano (Tsoulis et al., 2016). O carboidrato não é seu inimigo. Sua dieta precisa ser equilibrada às suas necessidades fisiológicas.

O estresse oxidativo também inflama os ovários e prejudica a fertilidade. Obesidade, endometriose, SOP, uso de drogas, álcool, tabagismo, aumento do estresse psicológico aumentam a quantidade de radicais livres no ovário. A dieta precisa então ser rica em frutas e verduras para redução do estresse oxidativo. De fato, dietas ricas em antioxidantes atrasam a menopausa em 1 a 3 anos (Pearce & Tremellen, 2016). Um suplemento interessante para a redução do estresse oxidativo ovariano é a glutationa. A n-acetilcisteína também pode ser importante, dependendo do caso. Além disso, aumente o consumo de alimentos ricos em enxofre como brócolis, repolho e couve-flor.

Dormir bem também é fundamental. Sabia que o órgão com maior número de receptores de melatonina (hormônio do sono) nas mulheres é o ovário (Reiter et al., 2014)? A melatonina é um antioxidante reduzindo o estresse oxidativo ovariano. Este composto pode ser suplementado e também é produzido no corpo, quando está escuro. Mulheres precisam dormir bem para reparar todas as células, para diminuírem o estresse oxidativo e conseguirem engravidar. E sabia que para dormir bem a dieta também precisa estar boa (triptofano, ômega-3 principalmente para mulheres com SOP, B6, B9, B12)? Pois é... Sem melatonina a taxa de implantação do embrião é menor.

Pensando em engravidar? Marque uma consultoria.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags

Coenzima Q10 e autismo

Os antioxidantes e o estresse oxidativo parecem participar dos mecanismos patobioquímicos no transtorno do espectro do autismo (TEA). Em um estudo, 90 crianças com diagnóstico de TEA tiveram as concentrações de CoQ10, MDA e atividade de enzimas antioxidantes (superóxido dismutase ou SOD e glutationa peroxidase ou GPx) avaliadas antes e após o uso da suplementação com coenzima Q10.

Por 100 dias receberam suporte com CoQ10 em doses diárias de 30 e 60 mg. Os dados sobre o comportamento das crianças foram coletados de pais e babás. O suplemento ajudou a reduzir o estresse oxidativo e melhorar escores avaliados por meio da escala CARS, sono e sintomas gastrointestinais (Mousavinejad  et al., 2018). O artigo não discute se adolescentes ou adultos beneficiariam-se de doses mais altas.

Indica-se, em média, o consumo de 100 a 200 mg de coenzima Q10 ao dia. Fontes em 100g de alimento:

  • Coração de boi: 100 a 200 mg

  • Peixes: 10 a 30 mg

  • Carnes: 2 a 8 mg

  • Ovos e laticínios: 2 a 5 mg

A coenzima Q10 também pode ser manipulada em farmácias especializadas ou adquirida pronta, sob indicação de médico ou nutricionista. Exemplos de marcas:

SUPLEMENTAÇÃO DE NAC:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags , ,

Limpeza natural da casa para uma gestação saudável

Vivemos em um mundo cheio de poluentes. Os níveis de toxinas no ar, na comida, nos cosméticos, no colchão em que dormimos, na água que bebemos, nos produtos de limpeza e até em nosso intestino podem estar mais altos do que um bebê suportaria. Estas toxinas podem prejudicar o bebê em formação. Podem gerar mudanças epigenéticas que podem aumentar o risco de autismo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, hipertensão, diabetes, obesidade, dentre tantas outras questões de saúde.

Se quer engravidar reduza o contato com poluentes.

O formaldeído é um gás incolor e inflamável com um odor forte (fede!). É um conhecido agente cancerígeno encontrado na fabricação de produtos de madeira e uma variedade de produtos domésticos (como cola, esmalte de unha, tintas e muito mais). Proteja sua casa descartando produtos que contenham esse conhecido ingrediente desagradável, mantendo a umidade baixa e arejando sua casa para aumentar a ventilação.

O benzeno é derivado do carvão e do petróleo e pode ser encontrado em plásticos, detergentes, fumaça de tabaco e tintas, para citar alguns. É considerado um composto orgânico volátil (evapora) e está intimamente relacionado à leucemia. Evite a fumaça do cigarro e limite o seu tempo na bomba de gasolina e perto da fumaça do escapamento do carro para reduzir sua exposição.

Cloro alvejante é encontrado em muitos produtos de limpeza doméstica (água sanitária, produtos de limpeza para banheiro, azuleijos etc). Pode causar irritação nos olhos, garganta e pulmão e, se misturado com amônia, cria gases venenosos. O ar fresco é a sua melhor proteção contra este.

Os ftalatos são compostos encontrados em tudo, desde recipientes de plástico para alimentos até xampus. Acondicione alimentos em recipientes de vidro e observe os ingredientes em seus produtos de beleza. Se houver algo com ftalatos no nome, encontre uma alternativa mais saudável!

Como criar uma casa não tóxica

1 - Filtre a água da torneira. Garrafa de barro é uma boa opção.

2 - Abandone o hábito da água mineral. As embalagens plásticas são ruins para o meio ambiente e para sua saúde. Se for sair leve sua água filtrada. Pode usar uma garrafa de aço inoxidável ou alumínio.

3 - Prefira alimentos orgânicos. Muitas frutas e vegetais estão carregados de pesticidas e produtos químicos nos dias de hoje.

4 - Escolha produtos de limpeza e higiene sem fragrância. Ou faça os seus em casa usando óleos essenciais.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags