FITOTERAPIA, ESTILO DE VIDA & DIABETES

Milhões de pessoas no mundo convivem com pré-diabetes e diabetes. Só que quando os níveis de glicose no sangue sobem, o risco de doenças cardíacas, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas hepáticos e demência também aumenta.

Níveis de açúcares elevados na corrente sanguínea contribuem para aumento dos produtos finais de glicação avançada (AGEs). Estes compostos são extremamente prejudiciais para as células. Células cheias de AGEs são mais inflamadas, entopem-se de radicais livres e agravam a resistência à insulina. Os AGEs também podem se formar nos alimentos fritos, grelhados ou assados em alta temperatura, na carne do churrasco, naquela torrada ou pãozinho torradinho e nos biscoitos industrializados.

O corpo luta contra os AGEs por meio de atividades antioxidantes e enzimáticas. O primeiro passo é reduzir o consumo de açúcares, frituras e alimentos ultraprocessados. Outro passo é adotar uma dieta antiinflamatória e rica em fitoquímicos provenientes de plantas.

Fitoterápicos também podem ser utilizados. São compostos extraídos de plantas, incluindo compostos vegetais, fórmulas de ervas, extração de ervas brutas, etc. No diabetes as ações hipoglicemiante, antiinflamatória e antioxidante são muito interessantes.

Fitoterápicos amigos do diabético

Choudhury et al., 2018 revisou as plantas acima

Choudhury et al., 2018 revisou as plantas acima

Aloe Vera - o consumo do gel de aloe vera (300mg/kg) ajuda a aumentar a secreção de insulina, hormônio hipoglicemiante. O uso também reduz nas células produtos ruins da peroxidação lipídica como malondialdeído e aumenta o antioxidante glutationa (Choudhury et al., 2018).

Berberina - este composto tem sido usado há milhares de anos pela medicina chinesa e ayurvédica. A planta possui ação antiinflamatória e antioxidante (Li et al., 2014), além de ajudar a reduzir a glicemia, a tensão arterial e os níveis de lipídios no sangue (Lan et al., 2020).

Canela - esta especiaria é rica em antioxidantes e propriedades antidiabéticas, redutora dos níveis de coleterol e triglicerídeos (Allen et al., 2013). Os compostos bioativos da canela (como cinamaldeído e cumarinas) estimulam a captação de glicose e aumentam a expressão de PPARs, proteínas que ajudam a regular o metabolismo (Governa et al., 2018). A canela tem baixo custo e é uma boa opção para uso em frutas, no leite ou nos chás. Também pode ser consumida na forma de extrato.

Gymnema Sylvestre - esta planta facilmente encontrada na Índia, África e Austrália é parte importante da medicina ayurvédica (conhecida como gurmar). Tem propriedades que favorecem o emagrecimento e a redução dos níveis de glicose sanguínea. Reduz o desejo por açúcar, principalmente se consumida por aproximadamente 3 meses. A dosagem mais usual é de 500mg/dia (Governa et al., 2018).

Curcuma longa - o açafrão é rico em curcumina, substância conhecida por sua capacidade antiinflamatória e protetora de vasos. Quando a curcumina (1g/dia) é administrada com piperina (10mg/dia) ajuda a evitar a aterogênese, as doenças cardiovasculares e o diabetes (Governa et al., 2018).

Moringa oleifera - as folhas da planta contém compostos capazes de reduzir o estresse oxidativo e os níveis plasmáticos de glicose.

Ginseng - um dos mais eficientes reguladores da glicemia. Contém diversos compostos bioativos como protopanaxidiois, ginsenosídeos, saponinas capazes de inibir a inflamação e estimular a expressão do transportador de glicose GLUT-4. Doses comuns nos estudos ficam entre 0,78 e 6g/dia, por no máximo 12 semanas (Governa et al., 2018).

Feno grego (Trigonella foenum-graecum L.) - erva aromática cujas sementes, ricas em mucilagens e metabólitos (como trigonellina e diosgenina), além de fibras (galactomannan) que aliviam cólicas menstruais, fraqueza, hiperglicemia. O chá de sementes de fenogrego tem ação 2 horas após o uso (Governa et al., 2018).

Melhore seu estilo de vida

A incidência de pré-diabetes e diabetes cresce sem parar em todo o mundo. Um estilo de vida saudável é a estratégia mais importante para a prevenção de doenças como derrame cerebral, ataque cardíaco, cegueira, problemas renais e demência, comuns nestes casos.

Manter um peso saudável, níveis de açúcar adequados no sangue, um bom condicionamento físico e boa qualidade do sono fazem parte do tratamento. Tenha rotinas adequadas, busque ajuda, medite, encontre uma atividade que gere bem-estar (pode ser caminhada, natação, musculação, surf, yoga, dança ou qualquer outra!). Se precisar de ajuda marque uma consulta:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/

Motive-se para conseguir o que deseja: 5 dicas

Está mesmo muito complicado mantermos a motivação com tanto acontecendo em nossas vidas. Quem gostava de malhar na academia não pode ir, quem gostava de correr na rua não pode sair. Dá para fazer um monte de coisas em casa? Dá. Mas depois de 2 dias desistimos de meditar. Fazemos várias resoluções no domingo e na segunda já nem lembramos delas. Seja porque não são mesmo importantes, seja pelos níveis de estresse, seja pela tristeza. Só que a saúde vai sofrendo. Perdemos massa magra, ficamos mais inflamados e se não nos cuidarmos logo, logo estaremos doentes. De fato, a quantidade de infartos cardíacos aumentou.

Então, como quebrar o padrão e fazer o mínimo para mantermos a sanidade e a saúde física? Estudos científicos mostram que é possível pararmos de procrastinar e adotarmos hábitos mais produtivos mesmo em momentos como esse.

Dicas para começar a fazer o que precisa

1) Tenha clareza sobre seus objetivos e também sobre seus sentimentos. As razões para você fazer algo precisam ser suas. Não adianta copiar a vida dos outros. Dizer que vai emagrecer para que os outros te achem mais bonito(a) não vai te fazer emagrecer. Você é quem tem que ter clareza sobre seus valores, sonhos e objetivos. Sobre como deseja se sentir neste momento, sobre o que é mesmo importante em sua vida e de seus familiares, independentemente dos julgamentos e opiniões alheias. Uma mudança agora impactaria sua vida positivamente? Se sim, faça um exercício e visualize o destino final: onde você estará, com quem estará, quem compartilhará com você sua vitória, o que você estará vestindo, qual será a sua expressão facial, como estará seu humor?

2) Pratique até ficar natural. Mudar hábitos antigos leva tempo. Ficamos presos em velhos comportamentos. Quanto tempo leva uma mudança? Alguns falam em 21 dias. Mas tudo é variável. Uma pessoa que recebe um diagnóstico de câncer de pulmão pode parar de fumar imediatamente. A grandeza da situação é tamanha que não são necessários 21 dias. Outras pessoas preparam-se por meses ou anos para parar de fumar. Se algo é importante para você tente de novo. Olhe para frente, monitore seu progresso, busque a ajuda que precisar, repita o comportamento várias e várias e várias vezes. A maior parte das coisas precisa de repetição. As mães dizem para os filhos por anos que devem escovar os dentes. Anos. Um dia (aos 6, 7, 8 anos ou mais) as crianças passam a escovar os dentes sozinhos. Você comeu pão a vida toda à noite? Mudar provavelmente não será fácil, mas se precisar você consegue! Caiu? Levante e repita, pratique até ficar natural.

3) Não seja tão rígido. Eu sou perfeccionista. Antes, quando não conseguia dar meu 100% achava que não valia a pena fazer nada. Hoje penso diferente, feito é melhor que perfeito. Quando criei este blog em 2005 só escrevia quando tinha tempo para pesquisar, ler e reler. Hoje tenho um compromisso em entregar conteúdo de qualidade com maior frequência. Nos últimos meses tenho me dedicado a escrever diariamente. E a gravar vídeos. Às vezes encontro um errinho de concordância no texto. Quando isso acontece vou lá e concerto. Mas me perdoo. Acho melhor ter um errinho do que deixar de escrever sobre o que acho importante. A mesma coisa vale para os vídeos que ainda são mais constrangedores pois mostram nossas rugas, olheiras, cabelo que acordou esquisito. Mas o importante para mim é transmitir a mensagem do dia. Então vamos lá, sem cobranças e autopunições desnecessárias. 

Receba a newsletter semanal. Dra. Andreia Torres é nutricionista, mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica, especialista em yoga.

O mesmo vale para quem está de dieta. Às vezes dá vontade de atacar o pacote de biscoitos, a caixa de chocolates, o saco de batata frita. E se aconteceu, paciência. Você não é um fracasso por causa disso. Ao invés de desistir de tudo, pense no quanto precisava, no quanto foi bom e volte ao seu caminho em busca de uma vida mais saudável. É natural dar dois passos para frente e um para trás.

4) Premie-se. Seja grato por sua capacidade de se reinventar, de crescer mesmo em meio a esta bagunça mundial. Como você se cuidaria hoje, se premiaria hoje, teria um pouco de alegria e prazer hoje, nas condições que encontra-se? Parar para ouvir uma música, para tomar um banho gostoso, para conversar com alguém legal, para ver um vídeo no youtube? Qual é a sua ideia? Estou no mesmo barco e adoro dicas!

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags

ESPIRULINA PARA DETOX E SEM PREJUÍZO À TIREÓIDE

A espirulina é uma cianobactéria capaz de realizar fotossíntese. Durante muito tempo foi considerada uma alga, talvez porque se desenvolva e viva em colônias de aparência similar às plantas encontradas no mar.

Em pó pode ser facilmente misturada em água, batidos, smoothies, sopas ou outra bebida sua preferência. Se não gostar do sabor, use a espirulina em cápsulas ou compridos. Mas nem todo mundo pode fazer detox. Saiba mais:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags