FITOTERAPIA, ESTILO DE VIDA & DIABETES

Milhões de pessoas no mundo convivem com pré-diabetes e diabetes. Só que quando os níveis de glicose no sangue sobem, o risco de doenças cardíacas, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas hepáticos e demência também aumenta.

Níveis de açúcares elevados na corrente sanguínea contribuem para aumento dos produtos finais de glicação avançada (AGEs). Estes compostos são extremamente prejudiciais para as células. Células cheias de AGEs são mais inflamadas, entopem-se de radicais livres e agravam a resistência à insulina. Os AGEs também podem se formar nos alimentos fritos, grelhados ou assados em alta temperatura, na carne do churrasco, naquela torrada ou pãozinho torradinho e nos biscoitos industrializados.

O corpo luta contra os AGEs por meio de atividades antioxidantes e enzimáticas. O primeiro passo é reduzir o consumo de açúcares, frituras e alimentos ultraprocessados. Outro passo é adotar uma dieta antiinflamatória e rica em fitoquímicos provenientes de plantas.

Fitoterápicos também podem ser utilizados. São compostos extraídos de plantas, incluindo compostos vegetais, fórmulas de ervas, extração de ervas brutas, etc. No diabetes as ações hipoglicemiante, antiinflamatória e antioxidante são muito interessantes.

Fitoterápicos amigos do diabético

Choudhury et al., 2018 revisou as plantas acima

Choudhury et al., 2018 revisou as plantas acima

Aloe Vera - o consumo do gel de aloe vera (300mg/kg) ajuda a aumentar a secreção de insulina, hormônio hipoglicemiante. O uso também reduz nas células produtos ruins da peroxidação lipídica como malondialdeído e aumenta o antioxidante glutationa (Choudhury et al., 2018).

Berberina - este composto tem sido usado há milhares de anos pela medicina chinesa e ayurvédica. A planta possui ação antiinflamatória e antioxidante (Li et al., 2014), além de ajudar a reduzir a glicemia, a tensão arterial e os níveis de lipídios no sangue (Lan et al., 2020).

Canela - esta especiaria é rica em antioxidantes e propriedades antidiabéticas, redutora dos níveis de coleterol e triglicerídeos (Allen et al., 2013). Os compostos bioativos da canela (como cinamaldeído e cumarinas) estimulam a captação de glicose e aumentam a expressão de PPARs, proteínas que ajudam a regular o metabolismo (Governa et al., 2018). A canela tem baixo custo e é uma boa opção para uso em frutas, no leite ou nos chás. Também pode ser consumida na forma de extrato.

Gymnema Sylvestre - esta planta facilmente encontrada na Índia, África e Austrália é parte importante da medicina ayurvédica (conhecida como gurmar). Tem propriedades que favorecem o emagrecimento e a redução dos níveis de glicose sanguínea. Reduz o desejo por açúcar, principalmente se consumida por aproximadamente 3 meses. A dosagem mais usual é de 500mg/dia (Governa et al., 2018).

Curcuma longa - o açafrão é rico em curcumina, substância conhecida por sua capacidade antiinflamatória e protetora de vasos. Quando a curcumina (1g/dia) é administrada com piperina (10mg/dia) ajuda a evitar a aterogênese, as doenças cardiovasculares e o diabetes (Governa et al., 2018).

Moringa oleifera - as folhas da planta contém compostos capazes de reduzir o estresse oxidativo e os níveis plasmáticos de glicose.

Ginseng - um dos mais eficientes reguladores da glicemia. Contém diversos compostos bioativos como protopanaxidiois, ginsenosídeos, saponinas capazes de inibir a inflamação e estimular a expressão do transportador de glicose GLUT-4. Doses comuns nos estudos ficam entre 0,78 e 6g/dia, por no máximo 12 semanas (Governa et al., 2018).

Feno grego (Trigonella foenum-graecum L.) - erva aromática cujas sementes, ricas em mucilagens e metabólitos (como trigonellina e diosgenina), além de fibras (galactomannan) que aliviam cólicas menstruais, fraqueza, hiperglicemia. O chá de sementes de fenogrego tem ação 2 horas após o uso (Governa et al., 2018).

Melhore seu estilo de vida

A incidência de pré-diabetes e diabetes cresce sem parar em todo o mundo. Um estilo de vida saudável é a estratégia mais importante para a prevenção de doenças como derrame cerebral, ataque cardíaco, cegueira, problemas renais e demência, comuns nestes casos.

Manter um peso saudável, níveis de açúcar adequados no sangue, um bom condicionamento físico e boa qualidade do sono fazem parte do tratamento. Tenha rotinas adequadas, busque ajuda, medite, encontre uma atividade que gere bem-estar (pode ser caminhada, natação, musculação, surf, yoga, dança ou qualquer outra!). Se precisar de ajuda marque uma consulta:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/