Causas e características do TDAH

Agir antes de pensar, ter hiperfoco para algumas coisas e foco nenhum para outras, apresentar dificuldades de aprendizado ou memória, ser super desorganizado ou irritado. Estas são características que qualquer pessoa pode apresentar. Mas o conjunto é extremamente comum no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), uma desordem neuropsiquiátrica que tende a se manifestar entre o 6o e o 12o ano de vida. Alguns ou muitos dos sintomas diminuem ou desaparecem com o avançar da idade e, na vida adulta, o transtorno costuma ser muito mais brando, especialmente se tiver sido identificado e tratado precocemente.

Características principais

Pessoas com TDAH parecem ter alterações na região pré-frontal do cérebro, o que dificulta a produção de neurotransmissores como dopamina e noradrenalina. A região pré-frontal é responsável pelo autocontrole, pela capacidade de atenção e foco, memória, regulação das emoções, organização, planejamento e pela flexibilidade mental.

Acredita-se que o transtorno seja derivado de uma combinação entre causas genéticas (um ou ambos os pais também podem apresentar traços), congênitas (exposição a álcool, cigarro, medicamentos, agrotóxicos e outras toxinas durante a gestação), ou ambientais (contato com pesticidas, metais pesados, alimentos alergênicos, açúcar, carências nutricionais, poluição etc).

O diagnóstico do TDAH é complexo pois os sintomas e comportamentos podem se sobrepor e conviver junto com outras desordens nervosas. Além disso, o TDAH é um espectro, um continuum. Existe o estereótipo da criança muito levada e hiperativa, mas existem outras que são calmas, mas viajandonas, pouco concentradas (como eu era). Existem aquelas também com um TDAH mais brando, enquanto outras vão estar no final do espectro necessitando de maior apoio e acomodações ou um maior conjunto de medicações para controle adequado.

Para o diagnóstico a equipe multidisciplinar (educadores, psicólogos, pediatras, neurologistas, nutricionistas) avaliarão questões relacionadas à primeira infância, marcos de desenvolvimento infantil, alergias, apetite, padrões de sono, altura e peso, hospitalizações prévias, problemas médicos, comportamentos diferentes do padrão. Instrumentos, como o questionário SNAP-IV podem ser utilizados também para auxiliar o diagnóstico. Além disso, neurologistas podem solicitar exames de imagem e outros para melhor compreensão do cérebro de cada paciente.

Suplementação mínima: associar Ômega-3 com TDAH Control all in one. Fazer modulação intestinal, sempre que necessário. Para individualização marque aqui sua consulta.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/

ESTRESSE E ENVELHECIMENTO PRECOCE

O estresse faz parte da vida. Ele por si só não é ruim, mobiliza nossas energias para conseguirmos evoluir e crescer. Contudo, o estresse crônico está associado a problemas de saúde. Pode afetar os sistemas respiratório, digestivo, cardiovascular, músculo-esquelético, nervoso, reprodutivo e endócrino. O ano de pandemia exacerbou tudo. Muitas pessoas caíram em depressão e estão queixando-se de falta de energia e motivação. Sofre a saúde física, mental, espiritual, os relacionamentos, a vida profissional e social. Mas podemos aprender a lidar com o estresse e isto é fundamental.

No livro “O segredo está nos telômeros”, a Dra. Elizabeth Blackburn, vencedora do prêmio nobel de medicina destaca que o estresse excessivo afeta nosso DNA e nos faz envelhecer mais rápido. A pesquisadora acompanhou mães de crianças com doenças graves e percebeu que aquelas que não lidavam bem com o estresse eram as mais afetadas. Fiz um resumo deste livro neste vídeo:

Você pode aprender a lidar com o estresse e a proteger sua saúde

1) Adote práticas diárias, rotinas que organizem sua vida e que o mantenha saudável. Durma cedo para acordar com energia, raspe a língua, escove os dentes, faça uma automassagem, pratique yoga ou meditação. Não cabe tudo isso em sua rotina. Pelo menos raspe a língua antes de escovar os dentes. Este hábito reduzirá a quantidade de fungos em seu organismo e fungos podem piorar sua microbiota e seu humor.

2) Pratique a gratidão - Muitas pesquisas mostram os benefícios de olharmos o mundo com mais positividade. A prática ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e os sintomas de depressão. Está tudo difícil? Tente por 12 semanas anotar antes de dormir algo de bom que aconteceu. Você olhou para o céu? Você está respirando? Você teve comida no prato? Água quente no chuveiro. Comece pelo simples, pelo básico. Estudos mostram que a prática por 3 meses melhora muito nossa saúde mental. Leia este artigo também.

3) Encontre motivos para rir - O humor reduz o estresse, os níveis de dor e auxiliam na cura. Enquanto rimos treinamos o coração, os pulmões, relaxamos músculos. Procure amigos com quem você possa rir. Ria com sua família. Aprenda com as crianças. Procure filmes ou jogos engraçados que o façam rir. Procure o humor mesmo em situações difíceis.

4) Respire profundamente - estudos mostram que 8 semanas de respiração profunda ajudam a reduzir os níveis de cortisol, hormônio do estresse. Pratique respiração profunda quando se sentir estressado para acalmar o corpo e a mente.

5) Alimente-se bem - pessoas que consomem farinhas e açúcar demais apresentam níveis perigosos de açúcar no sangue e prejudicam a saúde do cérebro. Consuma mais fibras, proteínas e gorduras boas, dentro de uma dieta antiinflamatória. Sementes e vegetais verde escuros são fontes de magnésio, associados a diminuição de sintomas depressivos.

6) Movimente-se regularmente - o exercício contribui para a redução da depressão, aumenta a resiliência emocional ao estresse e melhora a autoestima. Comece o dia com um pequeno alongamento ou rotina de yoga, caminhe com o cachorro ou brinque com os filhos. Tudo conta como movimento. Leia sobre os efeitos da meditação e do yoga na sua saúde.

7) Priorize uma boa noite de sono - Pessoas que dormem pouco envelhecem mais rápido. Desenvolva uma rotina de hora de dormir que relaxe e acalme você. Coma no máximo 3 horas antes de dormir e troque o celular por atividades relaxantes como meditação, yoga, alongamento, leitura, registro em diário ou prática da gratidão.

8) Cuide do seu intestino - O estresse excessivo modifica a microbiota e a modificação da microbiota modifica o cérebro. Tratar o intestino é importante.

Profissionais de saúde, incentivem o autocuidado de seus pacientes

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) incentivam o autocuidado diário como estratégia para prevenção e tratamento de doenças. Pessoas que desenvolvem uma rotina diária de cuidados possuem maiores comprimentos de telômeros, sentem-se melhor e com mais vitalidade. Neste vídeo a Dra. Daniela Rosa, médica do SUS fala sobre as PICs:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/

Transtornos do neurodesenvolvimento

Entende-se por neurodesenvolvimento uma sequência de eventos que inicia-se na vida uterina e termina ao final da adolescência, levando ao crescimento físico, bioquímico e biológico do cérebro. Esta série de processos envolve etapas como a neurogênese, gliogênese, poda neural etc. Momentos em que estes processos estão mais ativos são janelas de oportunidade para atuarmos, melhorando o neurodesenvolvimento e evitando prejuízos futuros. Além de estímulo, educação escolar e amor, precisamos de nutrientes adequados para que possamos nos desenvolver bem em cada fase.

Screen Shot 2020-10-07 at 7.44.40 PM.jpg

São transtornos do neurodesenvolvimento de acordo com o DSM V:

  • Deficiências intelectuais

  • Transtornos da comunicação

  • Transtorno do espectro autista (TEA)

  • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

  • Transtorno específico da aprendizagem

  • Trastornos motores

  • Transtornos de tique

  • Outros transtornos do neurodesenvolvimento.

Os transtornos do neurodesenvolvimento tendem a se manifestar cedo, em geral antes da criança ingressar na escola, sendo caracterizados por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízo no desenvolvimento pessoal, social, acadêmico ou profissional. Os déficits de desenvolvimento variam desde limitações muito específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais ou inteligência.

É frequente a ocorrência de mais de um transtorno do neurodesenvolvimento. TEA e TDAH, TEA e síndrome de Down são exemplos comuns de situações que podem andar de mãos dadas. As causas dos transtornos do neurodesenvolvimento são múltiplas. Existe um componente genético fortíssimo nestas desordens.

Contudo, podemos atuar melhorando o entorno, o ambiente. Fatores complexos como infecções durante a gestação, estresse materno, inflamação na gestação, parto prematuro, tabagismo, parto prolongado, obesidade materna, uso de medicamentos na gestação como acetominofen, paracetamol, antibióticos e antidepressivos, dietas inadequadas (carências nutricionais), contato com toxinas (como metais pesados, pesticidas, ftalato, bisfenol A) podem contribuir também para as desordens do neurodesenvolvimento.

Livros para explicar o TDAH para crianças

Eu tenho TDAH e não paro na cadeira nem na hora da entrevista, mas está tudo bem. Olha aí:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags ,