Transtornos do neurodesenvolvimento

Entende-se por neurodesenvolvimento uma sequência de eventos que inicia-se na vida uterina e termina ao final da adolescência, levando ao crescimento físico, bioquímico e biológico do cérebro. Esta série de processos envolve etapas como a neurogênese, gliogênese, poda neural etc. Momentos em que estes processos estão mais ativos são janelas de oportunidade para atuarmos, melhorando o neurodesenvolvimento e evitando prejuízos futuros. Além de estímulo, educação escolar e amor, precisamos de nutrientes adequados para que possamos nos desenvolver bem em cada fase.

Screen Shot 2020-10-07 at 7.44.40 PM.jpg

São transtornos do neurodesenvolvimento de acordo com o DSM V:

  • Deficiências intelectuais

  • Transtornos da comunicação

  • Transtorno do espectro autista (TEA)

  • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

  • Transtorno específico da aprendizagem

  • Trastornos motores

  • Transtornos de tique

  • Outros transtornos do neurodesenvolvimento.

Os transtornos do neurodesenvolvimento tendem a se manifestar cedo, em geral antes da criança ingressar na escola, sendo caracterizados por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízo no desenvolvimento pessoal, social, acadêmico ou profissional. Os déficits de desenvolvimento variam desde limitações muito específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais ou inteligência.

É frequente a ocorrência de mais de um transtorno do neurodesenvolvimento. TEA e TDAH, TEA e síndrome de Down são exemplos comuns de situações que podem andar de mãos dadas. As causas dos transtornos do neurodesenvolvimento são múltiplas. Existe um componente genético fortíssimo nestas desordens.

Contudo, podemos atuar melhorando o entorno, o ambiente. Fatores complexos como infecções durante a gestação, estresse materno, inflamação na gestação, parto prematuro, tabagismo, parto prolongado, obesidade materna, uso de medicamentos na gestação como acetominofen, paracetamol, antibióticos e antidepressivos, dietas inadequadas (carências nutricionais), contato com toxinas (como metais pesados, pesticidas, ftalato, bisfenol A) podem contribuir também para as desordens do neurodesenvolvimento.

Livros para explicar o TDAH para crianças

Eu tenho TDAH e não paro na cadeira nem na hora da entrevista, mas está tudo bem. Olha aí:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags ,