O Yoga é uma filosofia prática que visa a libertação, a felicidade. O mundo mudou, claro. E muda cada vez mais rápido, impulsionado por tecnologias cada vez mais complexas. Mas o ser humano mudou pouco. Podemos nos vestir de uma forma diferente em relação aos nossos avós, a estética pode ter mudado, assim como a forma de vivermos e trabalharmos. Contudo, o ser humano continua sentindo-se incompleto, infeliz, ansioso. Continua carente e buscando a felicidade. E estas são as mesmas necessidades de sempre. Por isto, o Yoga, uma tecnologia tão antiga, continua tão atual.
Os benefícios de viver em atenção plena
Nas últimas semanas foquei os posts do blog na importância de vivermos o presente. O esforço melhora nossa saúde física e emocional, eleva nossa autoestima e nos aproxima da vida que realmente queremos levar. Mas as desculpas para não parar, não meditar, não focar no presente são muitas e variadas: "não tenho tempo", "não sei meditar", "sou muito agitado, não vou conseguir", "não tenho um espaço apropriado". Mas não fique ansioso, existem muitas formas de viver com mais atenção e continuarei neste assunto nas próximas semanas compartilhando dicas e exercícios. Mas já posso te dizer. Viver com atenção não vai te custar mais tempo ou dinheiro. Basta estar presente. Basta prestar atenção nas coisas. Basta colocar o que importa na frente do que não importa.
Por exemplo, quando o WhatsApp apita você larga tudo e sai correndo? Isso é necessário? Será que terminar o trabalho que está fazendo não é mais importante? Será que continuar a conversa com seu filho não é mais importante? Se você pode olhar o WhatsApp que tal respirar antes de pegar o telefone. Simplesmente respire pro-fun-da-mente e solte o ar de forma ainda mais lenta. Quando ficar craque nisso você pode fazer o mesmo antes de atender o interfone, antes de abrir seu email. Praticar atenção plena é simplesmente prestar atenção total ao que está acontecendo a cada momento, dentro e fora de você.
Você pode levar a atenção também ao seu alimento quando estiver comendo. Pode mastigar mais devagar. Pode observar as cores que estão no prato. Ou você come enquanto responde uma mensagem, assiste novela e ajuda seu filho a fazer o dever de casa? Tudo ao mesmo tempo? Infelizmente a falta de atenção a uma única tarefa é cada vez mais comum. Não é a toa que tanta gente sente-se estressada, estressada, deprimida, agitada, com dificuldade de dormir.
Quem faz várias coisas ao mesmo tempo não está prestando atenção em nada direito. E isso cria insatisfação, tristeza, irritação, angústia, solidão. Afinal, a vida não está sendo vivida adequadamente. Quando aprendemos a focar grande parte da angústia e da ansiedade desaparecem. Tudo fica mais leve. Pesquisas da Universidade de Rochester mostram que as pessoas que prestam mais atenção a cada momento do dia possuem melhor saúde mental. São mais positivas, mais relaxadas. A memória também funciona melhor, inclusive durante períodos de adversidades.
Estou vivendo, estou indo, estou melhorando, estou aperfeiçoando-me, estou pensando. A vida é gerúndio. O desenvolvimento humano passa pela prática da espiritualidade que nada mais é do que aprendermos a estar e a lidarmos com nós mesmos, com os outros e com o mundo.
Abaixo seguem alguns textos adicionais para entender melhor a área. Você também pode se interessar pelo curso online "Alimentação Consciente". Clique aqui para saber mais ou no curso de formação de instrutores de yoga. Todos os cursos são 100% online, para que possa seguir em seu próprio ritmo!
Neurosciência e ayurveda
Para o neurocientista Richard Davidson "O bem-estar é uma habilidade". Ou seja, devemos aprender a cultivá-lo em nossa vida, com as condições que temos. A falta de dinheiro para pagar a academia não deve impedir a prática de atividade física, que também pode ser feita no parque ou até em casa. O estresse do mundo moderno pode ser combatido com meditação (também gratuita). Alimentos ruins podem ser substituídos por outros mais saudáveis, da estação e até menos caros.
Para a medicina tradicional indiana, o ayurveda, o bem estar está disponível a todos, independentemente do nível socioeconômico ou das circunstâncias atuais ou passadas. Na vida podemos escolher estar o tempo todo reclamando, o tempo todo irritados. Ou podemos escolher olhar os acontecimentos com outros olhos, com generosidade e de forma positiva.
Todos passamos por adversidades. É carro que quebra, o trânsito lento, o chefe irritado. Mas ter objetivos, ter propósitos na vida, contribui para que estas adversidades sejam enfrentadas e superadas de forma mais produtiva e rápidamente, o que contribui para o alívio do estresse.
A medicina ayurvédica indica práticas e exercícios meditativos e de yoga que contribui para a maior resiliência, para que os enfrentamento da vida seja feito de forma positiva e acertiva. O Dr. Richard Davidson descobriu, por exemplo, que as pessoas com níveis mais sustentados de atividade nas áreas do cérebro ligadas a emoção e recompensa positivas, relataram níveis mais elevados de bem-estar psicológico e apresentaram níveis mais baixos de hormônios do estresse. O equilíbrio do cérebro é conseguido, em grande medida, com uma dieta adequada, seguida de atividades para a redução da ansiedade e aumento do contentamento. Para o pesquisador, uma mente errante é uma mente infeliz. E muita gente tem dificuldade de parar, fechar os olhos e simplesmente prestar atenção no momento. Estamos constantemente atentos ao celular, às redes sociais, ao whatsapp e isso não é bom.
Tanto o ayurveda quanto o yoga promovem a prática da meditação, o que melhora a capacidade de estar presente. As rotinas diárias do ayurveda também ajudam o praticante a começar o dia bem, com maior disposição, clareza e positividade.
Curso online de formação de instrutores de yoga com desconto!

