• Blog
  • t21.video
  • Podcast
  • Cursos
  • PSICONUTRIÇÃO
  • Consultas de Nutrição
  • 🇬🇧 EN
Menu

ANDREIA TORRES

  • Blog
  • t21.video
  • Podcast
  • Cursos
  • PSICONUTRIÇÃO
  • Consultas de Nutrição
  • 🇬🇧 EN

Genes que expressam-se mais à noite

March 6, 2023

Vários genes associados à obesidade expressam-se mais à noite, como genes para leptina, receptor de leptina e PPARY. É por isso que muitas pessoas engordam mais quando comem à noite. Você pode não acreditar, pois provavelmente conhece gente que come mal e tarde e é magra. Nem todo mundo funciona igualzinho e hoje existem exames nutrigenéticos que nos ajudam a entender quem é quem nessa história, quem está sob maior risco de síndrome metabólica e outros problemas de saúde e que dieta adequa-se melhor a cada perfil. Mas, em geral, comer tarde não é legal. Uma quantidade maior de enzimas digestivas é fabricada durante o dia. À noite é a hora da faxina do corpo, do reparo para que não tenhamos doenças cardiovasculares, demência e câncer.

Horário de expressão de diferentes genes. DOI: 10.1016/j.endoen.2011.08.002

O que são ritmos circadianos

São ciclos, de aproximadamente 24h, gerados pelas oscilações na expressão de vários genes do relógio e seus produtos proteicos. Temos um relógio mestre cerebral (no núcleo supraquiasmático) que responde a ciclos de claro e escuro. Estudos sugerem que a ruptura do sistema circadiano (cronodisrupção) pode ser a causa de várias doenças. Trocar o dia pela noite, jantar tarde, não pegar sol estão entre os fatores que desregulam o ritmo ou ciclo circadiano.

Este tema é tão importante que deu origem em uma nova ciência: a cronobiologia. Já sabemos que mudanças em nossos ritmos diários desregulam sinais de fome e saciedade, geram compulsão alimentar e ganho de peso.

Em pacientes obesos mórbidos a modificação na expressão circadiana dos genes do relógio está relacionada ao conteúdo de gordura abdominal e alguns fatores de risco cardiovascular, como LDL plasmático (lipoproteínas de baixa densidade), níveis de colesterol total e circunferência da cintura.

Certas citocinas altamente relacionadas ao tecido adiposo apresentam ritmicidade. A adipocina (ADIPOQ), considerada fator protetor contra alterações associadas à síndrome metabólica, assim como seus receptores ADIPOR1 e ADIPOR2, podem ter ritmos circadianos prejudicados em obesos, gerando mais inflamação. O mesmo acontece com a leptina, hormônio que inibe o apetite.

Alguns estudos também mostram uma associação entre o tempo de sono e o risco metabólico. Vários estudos clínicos mostraram que indivíduos saudáveis ​​que restringem o tempo de sono a 4h por 6 noites consecutivas têm níveis circulantes de leptina diminuídos.

Polimorfismos (variações) no gene CLOCK (rs3749474, rs4580704 e rs1801260 (3111T4C)) são de especial interesse porque estão associados ao índice de massa corporal (IMC), aumento da ingestão de energia e diferentes variáveis ​​relacionadas à obesidade.

A interrupção ou disrupção do ritmo circadiano parece reduzir a expectativa de vida, enquanto a função adequada do sistema circadiano permite uma maior longevidade. A cronodisrupção pode ser o resultado do envelhecimento, presença de doenças graves, estilo de vida noturno, alimentação tardia, jet lag, trabalho por turnos, baixa produção de melatonina, dentre outros fatores.

Formas de regular o ciclo circadiano e evitar doenças

  • Para regular o ciclo circadiano mantenha um horário regular de refeições, especialmente se você trabalha em turnos ou dorme em horários irregulares do dia ou da noite.

  • Mantenha uma rotina de sono, com horário para ir para a cama e seu celular.

  • Evite cochilos durante o dia, especialmente à tarde. No entanto, os trabalhadores por turnos podem se beneficiar de um cochilo antes do início do turno.

  • Faça atividade física regular.

  • Limite a ingestão de cafeína, álcool, nicotina e alguns medicamentos, especialmente após as 14h.

  • Exponha-se à luz solar ao acordar e reduza a exposição à luz artificial à noite.

Consulta online: https://www.andreiatorres.com/consultoria

Captura de Tela 2023-03-22 às 13.08.50.png
Cursos Online

Tenha uma vida mais saudável, ajude ainda mais sua família e seus pacientes. Plataforma https://t21.video (tudo sobre nutrição e saúde cerebral).

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
← Por que, em geral, as mulheres gostam mais de doces do que os homens?Tonificação do nervo vago para melhoria da digestão →

Qual é o seu interesse?

Acompanhe

Marque sua consulta

Banner do YouTube Música Videográfico Moderno Azul Branco (3).jpg
Consultas de Nutrição

Consultoria nutricional com Andreia Torres, nutricionista com mestrado, doutorado e mais de 20 anos de experiência profissional. https://andreiatorres.com/consultoria

Aprender nutrição

Banner do YouTube Música Videográfico Moderno Azul Branco.jpg
Cursos

Cursos online na área de nutrição, práticas integrativas e complementares em saúde. https://t21.video