Cansado o tempo todo?

Uma das queixas mais frequentes em meu consultório é o cansaço. E isso não apenas em idosos mas também em jovens que deveriam ter energia para dar e vender. Muita gente parece bem. O colesterol está normal, a glicemia, os níveis de todos os hormônios. Trabalham, estudam, namoram mas, por mais resistentes que pareçam, por dentro lutam contra a exaustão.

CAUSAS PARA O CANSAÇO CRÔNICO

1 - Sono insuficiente.

2 - Anemia por deficiência de ferro, B9 ou B12

3 - Problemas na tireóide (ou falta de selênio e zinco)

4 - Baixo consumo calórico

5 - Hipoglicemia

6 - Intolerância ao glúten

7 - Disbiose intestinal

8 - Excesso de atividades

9 - Falta de propósito

10 - Desidratação

11 - Disfunção mitocondrial

12 - Desequilíbrio entre as áreas da vida

Onde a energia é produzida no corpo?

As mitocôndrias são as organelas celulares responsáveis pela geração de energia em cada tecido. Carboidratos, proteínas, lipídios e álcool são quebrados, absorvidos e depois chegam às mitocôndrias, onde serão convertidos em ATP (adenosina trifosfato), que é então usado para alimentar todos os processos celulares e metabólicos que ocorrem em seu corpo.

Por serem tão importantes, existem entre 500 e 2.000 mitocôndrias em quase todas as células do corpo. Quando falham os níveis de energia caem e o cansaço aparece. Fora isso, as mitocôndrias ainda são importantes para a defesa celular. Coordenam mais de 500 reações químicas, regulando a homeostase. Para ter mais mitocôndrias exercite-se. A atividade física literalmente torna as mitocôndrias maiores e mais fortes. Fazer sauna também é muito bom para as mitocôndrias.

Um suplemento bastante utilizado no Ayurveda para o combate à fadiga é Withania somnifera Dunal, também conhecido como Ashwagandha ou ginseng indiano.

A Withania somnifera é um arbusto ramificado, que é coberto por um pêlo lanoso, que prospera nas partes mais secas da Índia, Ásia Ocidental e norte da África. Muito utilizada como tònico para aumento da energia e da saúde. Possui também propriedades antiestresse, imunomoduladoras e antiinflamatórias. As doses devem ser individualizadas por nutricionista experiente na área, costumando variar entre 300 a 1.000 mg de extrato à 2,5% de withanolídeos, dividida em 1 a 3 doses ao dia.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/