Multivitamínicos e Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neurológica progressiva que prejudica a capacidade de raciocínio e a autonomia de milhões de pessoas em todo o mundo. Atualmente mais de 40 milhões de pessoas ao redor do globo vivem com a Doença de Alzheimer e demências relacionadas, e este número aumenta ano a ano.

Esta doença afeta não apenas a qualidade de vida, mas também a longevidade - é a terceira principal causa de mortalidade em pessoas com mais de 65 anos, depois do câncer e das doenças cardiovasculares. Apesar do diagnóstico geralmente vir em idades avançadas, a doença começa anos ou décadas antes do aparecimento dos sintomas.

Sinais precoces da doença incluem ligeiro compremetimento cognitivo, dificuldades na memória ou leve confusão mental, que não chega a atrapalhar as rotinas, mas que ao longo do tempo evolui de forma drástica.

Dentre as estratégias preventivas estão o treinamento cognitivo (estar sempre a aprender algo novo), dieta adequada e com pouco açúcar, controle da pressão, da glicemia, dos níveis de colesterol e de homocisteína, atividade física, combate ao estresse e suplementação.

O estudo COSMOS-Mind mostrou que pessoas que usaram um multivitamínico antioxidante diariamente por 3 anos tiveram melhor preservação do cérebro e desaceleração do envelhecimento cognitivo em 1,8 anos. Os resultados foram apresentados na 14ª conferência de Ensaios Clínicos sobre a Doença de Alzheimer.

O COSMOS-Mind incluiu 2.262 adultos com 65 anos ou mais sem demência que foram submetidos a testes cognitivos no início do estudo e anualmente durante 3 anos. A idade média no início do estudo era de 73 anos e 40,4% eram homens. A maioria dos participantes (88,7%) era branca não hispânica e quase metade (49,2%) tinha alguma educação pós-universitária.

Como esperado, aqueles com DCV tiveram escores cognitivos mais baixos no início do estudo, mas elas foram as que mais beneficiaram-se do uso dos suplementos. Mas, como o cérebro é complexo uma visão holística é fundamental. Controlar o estresse, entrar em contato com a natureza, não se sobrecarregar, adotar dieta antiinflamatória, prevenir o corpo, mover o corpo, meditar, cuidar da higiene oral. Tudo isso é importante.

6 fatores que pioram sua memória

O cérebro é pequeno mas consome pelo menos 20% das calorias que você ingere diariamente. Vários fatores atrapalham o funcionamento desse órgão e pioram a memoria:

1 - fazer dieta pobre em proteina

2 - cortar todo o carboidrato

3 - deixar faltar vitaminas do complexo B

4 - dormir mal

5 - exagerar no açúcar ou nas comidas processadas

6 - não descansar quando se está doente (física ou mentalmente)

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags