Para o Ayurveda a perda de peso saudável é gradual. Um dos motivos é que a perda de peso abrupta gera agravamento de Vata. O dosha Vata é o princípio que governa o sistema nervoso, o movimento e a comunicação no corpo. Quando Vata entra em desequilíbrio aparecem sintomas como ressecamento de pele e cabelo, rigidez e dores musculares ou articulares, constipação intestinal, gases, distenção abdominal, agitação mental, ansiedade, dificuldade de concentração.
A taxa de perda de peso saudável é de aproximadamente de 1 kg de gordura por mês. Para redução de gordura sem redução de massa magra a atividade física, os jejuns e o equilíbrio da glicemia (quantidade de açúcar no sangue) são muito importantes, evitando que Vata aumente abruptamente.
Explicação ayurvédica
Os elementos predominantes do dosha Vata são ar e espaço (éter). Vata gera movimento. O vento tem as características de vata, seca, refresca, é leve e agitado. Quando uma pessoa com característica Vata está em equilíbrio mostra-se cheia de energia, disposição, agilidade, criatividade. Contudo, em desequilíbrio aparece a insônia, a ansiedade, a agitação excessiva, os problemas estéticos e também digestivos.
Para estabilizar Vata precisamos de uma rotina que tenha suas características opostas. Vata não deve comer muito pouco, não deve perder peso muito rápido. Deve preferir alimentos e comidas quentes. Uma boa dica é tomar água quente com limão ao acordar ou chazinhos durante o dia.
A dieta deve ser natural, livre de alimentos ultraprocessados, com pouco alimento seco, estimulante e frio. Evite saladas cruas, bolachas secas, frutos secos, café. O ideal é consumir mais legumes cozidos, mingau de aveia, sopas e outros pratos temperados com ervas e especiarias como gengibre, cominho, coentros, cúrcuma e pimenta preta. Se estiver com gases evite alimentos fermentativos como feijão, repolho, maçã crua, damasco, abacate, melancia, ervilha, trigo, alho e cebola.