Estudos mostram que até 80% das mulheres na perimenopausa e menopausa relatam ondas de calor e suores noturnos. Dependendo da intensidade destes sintomas podem ser debilitantes. Acredita-se que sejam causados pela queda de estrogênio. É provável que as ondas de calor que você experimenta sejam o resultado de seu cérebro tentando impulsionar seus ovários para a produção de estrogênio. A falta do hormônio afeta o hipotálamo, a região do cérebro que controla, dentre outras coisas, a temperatura corporal.
A frequência, duração e intensidade das ondas de calor variam de pessoa para pessoa. Você acontecer apenas raramente em algumas mulheres, mas podem acontecer várias vezes ao dia e à noite em outras. Cada onda pode durar alguns segundos ou vários minutos. Junto com a onda de calor, o coração pode acelerar e a irritabilidade aumentar.
Suores noturnos são versões severas de ondas de calor que podem fazer com que você acorde encharcada de suor. Muitas vezes pode ser necessária a troca de roupa ou a mudança de lençóis, deixando a mulher exausta.
Estratégias para amenizar as ondas de calor
Aprenda a respirar lenta e profundamente. Este tipo de respiração ensinada nos cursos de yoga ajuda a relaxar o sistema nervoso e reduzir a ansiedade.
Beba um copo de água fria e sente-se calmamente até a onda passar.
Use roupas mais frescas ou camadas que possam ser faciljmente retiradas.
Use fibras naturais, que deixem a pele respiar.
Mantenha o quarto fresco à noite.
Tenha por perto um ventilador ou lenços umedecidos.
Use roupa de cama de algodão ou seda.
Faça refeições pequenas e frequentes. O calor gerado pela digestão de uma grande refeição pode, às vezes, provocar ondas de calor.
Exercite-se regularmente. Estar em boa forma reduz sua propensão a suar e reduz as ondas de calor.
Não fume pois o tabagismo aumenta o risco de superaquecimento.
Use suplementos ricos em fitoestrógenos como Trifolium pratense ou maca peruana que pode ser manipulado ou comprado pronto como Promensil e Femmenessence MacaPause.
Inclua alimentos ricos em fitoestrogênios em sua dieta.
Alimentos ricos em fitoestrógenos
Existem muitas opções de alimentos ricos em fitoestrógenos. Para aliviar os sintomas da menopausa o consumo diário deve ficar próximo de 100mg ao dia . A maioria das mulheres na Ásia consomem entre 50 e 100 mg ao dia enquanto as mulheres no ocidente costumam consomir apenas 3 mg ao dia!
Existem muitas evidências mostrando que o consumo de isoflavonas é seguro. Contudo, se você possui problemas de saúde como tireoidite de Hashimoto faça seu acompanhamento médico regular e avalie seus hormônios periodicamente.