Manutenção da saúde do cérebro

O cérebro humano é o centro de comando do sistema nervoso e permite que tenhamos pensamentos, memória, movimento e emoções. Tudo depende do cérebro. Por isso, a manutenção da saúde desse órgão é importante para todos. Um cérebro saudável é capaz realizar todos os processos mentais de cognição, incluindo a capacidade de aprender, julgar, usar a linguagem e lembrar..

Eu sou uma nutricionista curiosa pelo cérebro desde a infância. Trabalho especialmente na área preventiva (fiz o pós-doutorado na área de saúde coletiva) para ajudar as pessoas a preservar a integridade ótima do cérebro e da função mental e cognitiva ao longo da vida.

Vários distúrbios neurológicos podem perturbar a função cerebral e a saúde humana, incluindo derrames, doenças neurodegenerativas (como ataxias, Parkinson, Alzheimer e esclerose lateral amiotrófica), transtornos do neurodesenvolvimento (ex: autismo, TDAH) e transtornos mentais (por exemplo, esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar, alcoolismo e abuso de drogas) e distúrbios sem comprometimento estrutural ou funcional detectável, como enxaqueca e distúrbios do sono.

Cada um destes distúrbios neurológicos gera um conjunto de implicações para o paciente. A doença de Alzheimer, o principal tipo de demência, gera declínio em diferentes domínios da função cognitiva. Os transtornos do humor podem causar disfunções das regulações emocionais. Além da deficiência física, a afasia, os problemas de marcha e equilíbrio e as doenças cerebrovasculares podem levar ao comprometimento cognitivo e à demência.

Envelhecimento e saúde do cérebro

A prevenção das doenças cerebrais é fundamental já que disfunções cerebrais instaladas são muitas vezes irreversíveis. Estima-se que cerca de um em cada quatro adultos terá um AVC durante a vida. Para prevenir temos que cuidar já a partir dos 25 anos de idade. Cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo viviam com demência em 2018 e, se não fizermos nada, o número irá mais que triplicar para 152 milhões até 2050.

As causas das doenças relacionadas ao cérebro são muitas e complexas, incluindo fatores genéticos e ambientais. Sabemos hoje que um cérebro saudável depende de estímulos, de atividade física, de sono de qualidade, de um intestino que funciona bem, da adoção de uma dieta antiinflamatória, de interação social, de relaxamento e contato com a natureza, da manutenção dos níveis de colesterol, açúcar no sangue, homocisteína, ácido úrico, da pressão arterial e do peso corporal dentro de faixas ideais.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags