
Há muito que você pode fazer para reduzir suas chances de ter um acidente vascular cerebral. Mesmo se você já teve um derrame ou um mini-derrame você pode tomar medidas para evitar outro.
Uma das formas é atingindo e mantendo um peso saudável para sua altura e constituição. Para isso:
- Inclua mais atividade física em sua vida. Procure um educador físico e discuta as melhores alternativas considerando sua situação de saúde, preferências e rotina diária.
- Evite as calorias vazias. Sabe aqueles alimentos cheios de açúcar, adoçante e nada de fibras, vitaminas e minerais? Eles não o ajudarão na prevenção de derrames. Evite beliscar durante o dia balas, chocolates, doces em geral, refrigerantes, bolachas e outras guloseimas. Se quiser muito algo assim não coma quando estiver faminto pois a ideia é comer um bombom e não uma caixa de bombons!

- Evite alimentos empacotados e coma comida de verdade: frutas, verduras, peixes ou sementes ricos em ômega-3, cereais ricos em fibras (como aveia e quinoa), castanhas.
- Controle a pressão arterial. Se a sua pressão está alta é ainda mais importante emagrecer. Consulte também um cardiologista para saber se precisará tomar algum antihipertensivo. Para saber mais sobre este assunto clique na imagem.