Receitas para quem dorme mal ou tem compulsão por doces na TPM

MUITAS clientes dizem que antes de menstruar ficam loucas por doces. As flutuações hormonais aumentam a compulsão por chocolates, sorvetes, refrigerantes, balas ou alimentos gordurosos como batata frita, salgadinhos e hambúrguer. O pior, comem muito à noite e não conseguem dormir. A consequência? Desequilibram os hormônios leptina e grelina e no dia seguinte estão mais compulsivas ainda. Já escrevi algumas vezes sobre a relação da dieta com a TPM. Mas aqui vão algumas dicas:

6f00047ec40a45c99296d4b4d93350a6.png

Alimentos que geram picos glicêmicos dificultam a saciedade. Por isso, o ideal é trocar o pão branco pela batata doce, o sucrilhos pela aveia. Enfatize o consumo de enfatize vegetais verdes e use alguns suplementos milagrosos, como maca peruana, DHA e complexo B.

A maca peruana é um tubérculo originário dos Andes. Pode ser consumida em cápsula ou pó. É rica em fibras, aminoácidos, minerais e vitaminas do complexo B. Seus fitoesteróis auxiliam na redução do colesterol e os compostos fenólicos, como as antocianinas, saponinas, taninos, alcalóides e flavonóides possuem antioxidante e antiinflamatória, além de otimizar a produção de LH, amenizando os sintomas da TPM. A maca pode ser adicionada a shakes, iogurte, shots, hommus, guacamole. Eu misturo com banana, cacau, canela e tahine e como de lanche à tarde para facilitar o sono.

Quem tem muita compulsão por doces à tarde pode também tomar o chá de casca de cacau e comer docinhos saudáveis como fatias de maçã ou pera assadas ou cozidas na panela com um pouquinho de água, canela, cacau nibs. Outra opção é kiwi com tahine de cacau ou abacate amassado com cacau e canela ou morango com chocolate 85% derretido.

Se a TPM é forte a suplementação de DHA também ajuda muito. Para algumas pessoas a irritabilidade já diminui com 1 grama de DHA ao dia. Para outras pessoas a dose tem que ser dobrada (2 cápsulas no almoço e 2 cápsulas no jantar).

Outra coisa ótima para reduzir a vontade de doces à noite é apostar em sopinhas cremosas ou sopa de quinoa com legumes e semente de abóbora ou hemp seed (semente de cânhamo) à noite. Chás calmantes também são maravilhosos. Gosto dos de camomila, tília, valeriana, erva cidreira, maracujá, mulungu…

OUTROS SUPLEMENTOS USADOS NA EUROPA PARA TRATAMENTO DA TPM

Se precisar de individualização e orientações adicionais agende aqui sua consulta.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags